Dicas do Tio King: Clive Barker

Longos dias e belas noites, sais!

Hoje irei lhes apresentar à um escritor inglês de horror chamado Clive Barker! Este foi mais um dos elogiados pelo mestre Stephen King.

Clive Barker nasceu em Liverpool em 5 de Outubro de 1952 e além de escrever também produz filmes, pinta e atua. Seu sucesso é tamanho que além dos inúmeros longas-metragens, HQs e algumas séries baseadas em suas histórias também houve um jogo em 2007 chamado “Clive Barker’s Jericho“.

Entrou na universidade de Liverpool, onde estudou literatura inglesa e filosofia. Seus textos são recheados de um caráter filosófico discutindo sobre a natureza humana em seus pontos mais naturais, o sexo e a morte.  O antagonismo entre esse impulso de vida e a morte é poético e ele sabe conduzir com maestria. Com 21 anos de idade mudou-se para Londres, onde formou uma companhia de teatro, e escreveu várias peças. Sua capacidade imaginativa do teatro era eminente e isso ficou ainda mais forte quando começou a desenvolver o trabalho como escritor de livros, atingindo seu auge nos anos 80. Com o lançamento dos três primeiros volumes (no total são seis) de sua série de contos chamada “Livros de Sangue” pela editora Sphere Books em 1984 conseguiu um modesto sucesso no Reino Unido, mas seu grande estouro para o resto do mundo chegou quando a obra foi lançada nos Estados Unidos e recebeu um grande elogio de Stephen King que chegou a declarar:  “Eu vi o futuro do Horror… E seu nome é Clive Barker“.  Obviamente após estas palavras de peso o efeito não poderia ser outro que não o sucesso imediato e a venda nas livrarias de todo o mundo como água no deserto!

Como mencionei anteriormente suas narrativas se caracterizam por focar nos pontos mais básicos, primitivos, do ser humano e dialogam sobre pactos diabólicos, visões assombrosas, erotismo, sangue, sadomasoquismo, escatologia, e sexo, o que pode provocar repulsa de leitores mais conservadores ou sensíveis à descrições fortes. A sua obra, apesar do que podem declarar alguns, não beira a banalidade, afinal todos esses elementos chocantes são amarrados por uma narração perfeita e que captura o leitor com extrema facilidade.

A sua maior contribuição no cinema foi com o filme “Hellraiser” que foi completamente dirigido e roteirizado por ele. A história do filme anteriormente foi lançada no formato de livro e se chama “The Hellbound Heart” (inédito no Brasil). Esse foi um filme que acrescentou um grande monstro para a galeria de vilões do cinema, Pinhead, interpretado pelo ator Doug Bradley, papel que o trouxe para a fama. Este primeiro filme gerou uma série de outros com Pinhead e seu macabro grupo, os cenobitas, aterrorizando outras pessoas, mas nenhum deles chegou à altura do primeiro e a qualidade foi decaindo.

O estilo de escrita de Barker é refinado e intenso e transpira o verdadeiro terror e não os sustos adolescentes tão disseminados e  em moda em muitas mídias. Nas histórias de Barker não há espaço para finais felizes, o que vemos são histórias em que por curiosidade ou ambição pessoas se defrontam com coisas que vão além delas mesmas e das quais nunca irão fugir. O mal aqui não é repulsivo completamente, ganhando ares libidinosos, e em alguns páginas não é incomum que encontremos personagens que se sintam atraídos pelo maléfico, o distorcido, a dor pura e crua.

Atualmente Clive Barker reside em Los Angeles com o seu marido fotógrafo profissional David Armstrong. Por enquanto Barker não está escrevendo terror, pois está focado em sua saga de livros infanto-juvenis “Abarat” que já está no seu terceiro volume, mas no Brasil até o momento só foi lançado o primeiro. Barker também está se dedicando à uma dos seus hobbies favoritos, a pintura. Abaixo vocês podem conferir algumas de suas pinturas:

Mais pinturas podem ser visualizadas aqui.

Livros do Clive Barker lançados em português:

  1. O Desfiladeiro do Medo.
  2. Abarat.
  3. Galilee.
  4. Raça da Noite.
  5. Livros de Sangue – Vol. I ao VI.
  6. Sacramento.
  7. A Trama da Maldade.
  8. O Ladrão da Eternidade.
  9. O Jogo da Perdição.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

7 respostas

  1. Estou lendo o Desfiladeiro do Medo, o primeiro dele, e estou gostando bastante *-* Quero ler outros depois.
    As pinturas dele parecem ser tão macabras qto os livros xD

  2. Bom dia amigos,

    Venho através deste informar que tenho os volumes 2, 4, 5 e 6 da coleção de Clive Barker: Livros de Sangue em bom estado de conservação apesar do tempo e manuseio.

    obs.:
    volume 2 está soltando as páginas da 195 em diante e assim como o volume 5 tem um leve rabisco na primeira e última página.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *