A História da Torre Negra, Parte II: Árvore de Charyou

Longos dias e belas noites Pistoleiros! Demorou, mas aqui está a segunda parte da nossa série “A História da Torre Negra” (se você não viu a primeira, recomendo que veja aqui, antes de continuar lendo este post). Nela você conhecerá a origem de um antigo ritual do Mundo-Médio conhecido como “Árvore de Charyou”. Quem já leu o quarto livro da Saga de Roland Deschain e seus amigos, “Mago e Vidro”, já está familiarizado com o conceito, mas provavelmente não conhece a origem e os detalhes sórdidos que fazem parte da história. Hora de viajar de volta para os tempos antigos e revisitar os antepassados do Pistoleiro…

Venha Colheita!

Não demorou para que a Era de Arthur Eld se tornasse lendária, ficando conhecida como o período de ouro do Mundo-Médio. Ainda hoje as lendas dizem que suas mulheres eram as mais belas e seus homens os mais justos. As obras de artes pintam um mundo repleto de fantasias, com Arthur montado em seu cavalo branco (Llamrei) e brandindo sua espada, Excalibur, em busca de aventuras das quais ele sempre voltava vitorioso. Durante o período de setenta anos que durou seu reinado, mutantes devoradores de homens foram massacrados e bandidos foram levados para o deserto. As bestas devoradoras, que expeliam fogo de Eld, foram domadas e a grande serpente Saita foi morta pela sua espada. A tecnologia deixada pelos antigos foi revitalizada e o recém batizado reino de Todo-o-Mundo agora prosperava sob as luzes mágicas e os geradores de calor, com as ameaçadas dos ataques biomecânicos ou nucleares se apresentando como  um perigo distante e sem importância.

Mas recontando tais feitos heróicos das glórias de Eld, os cidadãos nostálgicos do Mundo Médio esqueceram como a vida era difícil no primeiro milênio depois do grande cataclismo. Durante esses anos envenenados os cidadãos de Todo-Mundo lutaram para criar uma sociedade melhor e devolver a ordem a uma terra sem lei, mas houve muitos obstáculos menos tangíveis que não poderiam ser superados por espadas, arcos ou pistolas. Nesses tempos de “era uma vez” o veneno do povo antigo ainda manchava o ar, solo e água, e até mesmo o doce néctar das abelhas selvagens frequentemente provou ser tóxico.

No ano em que Arthur Eld foi coroado Rei de Todo-Mundo a maioria das mulheres humanas não podiam ter filhos. As poucas que conseguiam engravidar davam a luz a bebês deformados ou mortos. Cerca de quatro em cada cinco bezerros empurrados para fora de suas mães tinham pernas extras ou olhos extras, e a maior parte de sua carne era tão defeituosa que não podia ser comida. O mesmo aconteceu com galinhas, porcos e colheita de cereais. Embora os vilarejos e cidades estivessem protegidos dos bandidos, quase não nasceram bebês saudáveis e as pessoas passaram fome. Embora Arthur e sua corte continuassem a adoração a Gan e aos Guardiões dos Feixes – aqueles espíritos que mantinham vivo o espírito da Torre Negra e que supervisionavam a manutenção do tempo/espaço contínuo – as pessoas comuns perderam gradativamente a fé. Em suas mentes, Gan e os Guardiões tinham se esquecido delas.

Na cidade de Brockest, situada no coração das regiões fronteiriças, a população tinha deixado de adorar os deuses há muito tempo tão venerados nas cidades. Eles precisavam de uma religião, uma que focalizasse na fertilidade dos campos, mas que deuses eles poderiam chamar? Como eles poderiam rezar a Besa ou Búfalo Estrela, Oriza ou Seminon, S’Mana ou a Velha Mãe se até mesmo o espírito vivo da Torre Negra os tinha abandonado? Para evitar desespero, o ancião de Brockest decidiu convocar um conselho. Todas as cidades das regiões fronteiriças deveriam enviar um representante para o Corredor de Reunião deles, e juntos eles decidiriam como proceder.

Um por um, montando magros burros mutantes ou viajando a pé, os representantes de pó chegaram de toda parte das regiões fronteiriças. Pela primeira vez, as ruas barrentas de Brockest estavam abarrotadas como nunca, entretanto essa multidão estava cansada, magra, e desanimada. Os homens e mulheres nos capotes e chalés esfarrapados entraram no Corredor de Reunião, muitos deles tossindo ou mancando.

Uma vez que o último visitante tinha se colocado no plano de bancos de madeira, o líder eleito da cidade – usando calças tão murchas e remendadas que não soube de que cor elas tinham sido originalmente tingidas – fechou a porta e caminhou à frente do corredor. Tossindo, liberando o pigarro e clareando sua garganta, ele deu boas-vindas aos representantes e então começou sua fala.

Como todos eles sabiam, as pessoas das regiões fronteiriças se mantinham na extremidade do mundo perto do mar levantando da magia primordial conhecida como o Primal. Tão longe eles estavam dos baronatos do Arco Interior que eles tinham sido esquecidos por todo o mundo, até Gan, deus da Torre Negra. Estavam por conta própria, como eles sempre estiveram, e sua única esperança de sobrevivência era achar um modo de encorajar novamente o crescimento da terra. Mas antes que o orador ancião pudesse compartilhar seus pensamentos de como isto poderia ser feito, a porta do Corredor de Reunião voou aberta com um estrondo alto, e a congregação assustada virou suas cabeças para ver quem tinha entrado.

Posicionado lá no alpendre lascado do corredor, moldado pelo brilho nebuloso do dia, estava de pé um mago alto, de barba cinzenta que se chamava Maerlyn. Este mago falou para as pessoas que ele tinha vindo como representante ao conselho deles, entretanto as pessoas que tinham o enviado não eram humanas. Ele viria falar para os seus próximos vizinhos, as pessoas do Primal, que desejava oferecer algum conselho.

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De acordo com Maerlyn, os deuses tradicionais do Mundo Médio estavam despertos. A Torre Negra pendeu para um lado em suas fundações que quebraram, o Feixe falhou, e Lady Oriza vagou para a terra, enquanto estava sangrando e cega. As únicas deidades agora fortes o bastante para ajudar eram os deuses bravos quem ajudaram o Povo Antigo e eles o tinham adorado. Estas divindades famintas eram conhecidas como Can-char, e eram os deuses da morte.

Se as pessoas das regiões fronteiriças estivessem empenhadas em aliviar sua miséria, eles teriam que pagar o preço. Uma vida dada para uma vida levada – esse era o modo do universo. Quando a primeira tribo do Mundo-Médio começou a cultivar a terra, eles concluíam cada estação de colheita oferecendo o coração de um homem, enquanto ainda batia, para os deuses das pedras Druidas. Antes que eles ficassem tão vãos que adorassem nada mais que sua própria tecnologia, o Povo Antigo tinha assegurado a fertilidade dos seus campos queimando um membro de sua tribo em uma fogueira de colheita e oferecendo a carne assada aos deuses da Colheita.

Se os folkens fossem se lembrar dos modos mais antigos e sacrificar um ser humano ao Can-char, então a fome de deuses da morte seria satisfeita. E como dormiriam alegres esses deuses, os bebês nasceriam novamente; as colheitas cresceriam. Seguramente uma vida não era tanto, se comparada aos benefícios que viriam.

Horrorizados as pessoas das regiões fronteiriças se recusaram a fazer como Maerlyn sugeriu. Maerlyn somente encolheu os ombros. Mas quando ele caminhou para fora de Brockest para sua caverna nas costas do Primal, ele sorriu sozinho. A semente envenenada tinha sido plantada. Tudo que precisava era tempo para brotar. Cedo o bastante, o povo do Primal festejaria nos corpos dos mortos humanos queimados.

Naquele outono, as pessoas das regiões fronteiriças cortaram a garganta de um bezerro recém-nascido e ofereceram isto para Lady Oriza de forma que as colheitas cresçam. Eles sacrificam um touro a S’Manna na esperança que a vida e um recém-nascido não fosse o suficiente para poupá-los de tal sofrimento constante. Eles deram cestas de raízes raras à deusa Chloe e despejaram barris de Graf sobre os campos para agradar os espíritos da Força, mas sem proveito.

Nenhum broto verde apareceu na primavera e as névoas venenosas do outono exterminaram os poucos potros novos nascidos pelas éguas enviadas das regiões fronteiriças. Outra colheita fracassada seguiu, e então outra. Depois de quatro anos de ruína, sofrendo de fome, o povo desesperado pensou novamente naquilo que o mago Maerlyn tinha então contado.

Terrível como era, eles suspeitaram que Maerlyn tivesse razão. Lady Oriza estava morta; Gan e os Guardiões estavam mortos. Só os Can-char permaneciam triunfantes. Os deuses da morte teriam que ser alimentados, e a oferenda já não parecia mesmo tão terrível. Depois de enterrar tantas esposas e mães, filhos e irmãos, um sacrifício a mais não parecia um preço tão grande a pagar para salvar o resto da população. Afinal de contas, quantos milhares morreriam se a terra não começasse a render novamente?

sacrificio

Duas noites antes do festival da Colheita, os cidadãos ainda suficientemente fortes viajaram caminhando para dentro das florestas mortas das regiões fronteiriças e acharam uma árvore de madeira fantasma cujo coração também não estava apodrecido. Derrubando e tirando seus ramos eles puxaram de volta para a aldeia de Brockest, onde eles cavaram um buraco e plantaram no chão de forma que isto se levantava diretamente, como um dedo que aponta acusadoramente ao céu. Ao redor deste tronco morto eles empilharam os ramos da madeira fantasma como também samambaias secas e folhas velhas. Quando eles tinham terminado suas preparações, eles estavam novamente de pé e consideraram o que tinham feito. O que tinha sido uma vez uma árvore de madeira fantasma sagrada era agora algo nem um pouco sagrado, entretanto muito mais terrível. Era uma Árvore de Charyou. Agora tudo aquilo foi deixado para escolher o sacrifício.

Dezoito anos antes, o povo de Brockest tinha dado boas-vindas a três novos bebês no mundo. Um deles teve um “pé de clube” (clubfoot), outro nasceu com um braço, mas o terceiro era fisicamente perfeito. Embora a esta terceira criança tivessem sido dadas boas-vindas com gritos de alegria, as pessoas perceberam logo que enquanto as duas primeiras crianças eram rapidamente inteligentes e instruídas, a terceira criança – embora forte como um boi de linha – era incapaz de aprender qualquer coisa. Este menino parecia tão belo, mas tão impossível de ensinar, que os aldeões decidiram dá-lo ao Can-char.

O fogo queimou durante doze horas, mas o cheiro de carne assada demorou mais tempo. Aquela noite os aldeões sonharam com aquelas gigantes aranhas vermelhas vagando entre suas casas, enquanto seguiam o cheiro de pele queimando. Ao alcançar as cinzas da Árvore de Charyou, as monstruosidades cabeludas, providas de oito pernas lutaram umas com as outras em cima dos fragmentos de osso carbonizado.

Naquela primavera, pela primeira vez desde que o Grande Envenenamento tinha feito das regiões fronteiriças um solo improdutivo e tóxico, os campos enverdeceram com uma abundância de brotos novos. Pelo fim do verão, nasceram dois bebês saudáveis. O festival da Árvore de Charyou tinha funcionado, ou assim pensavam as pessoas. A palavra se esparramou ao longo do reino, e antes do outono seguinte, mais vítimas da Colheita queimaram ao longo de Todo-Mundo.

Embora as colheitas ainda falhassem e animais de mutante e bebês continuassem nascendo, a fé das pessoas na Árvore de Charyou era inabalável. Quando as colheitas eram boas, os deuses eram agraciados com uma única vítima, mas quando eles estavam pobres, os cidadãos aumentavam seus sacrifícios. “Árvore de Charyou” as pessoas cantaram “Morte para você, vida para a colheita”. Os fogos da Colheita queimaram tão quentes que as famílias vítimas da Árvore de Charyou temeram que suas chamas famintas nunca fossem saciadas. Eles estavam errados, mas o nascimento de algo verdadeiramente vil seria preciso, para extinguir aquele fogo.

Embora os sacrifícios da Colheita da Árvore de Charyou tenham se expandido rapidamente ao longo de Mundo Médio, havia muitos que continuavam discutindo que queimar um ser humano era totalmente detestável. O chefe entre os oponentes da Árvore de Charyou era o rei. Para Arthur Eld, as queimas da Colheita estavam entre os mais sérios crimes cometidos em seu reino. Ele tinha visto muitas mortes em batalha para concordar com o sacrifício sem sentido de tantos cidadãos inocentes. Ele acreditava que o fracasso das colheitas não tinha nada a ver com deuses bravos, mas tudo a ver com terra tóxica e genes mutantes. Cruza cuidadosa, como também plantação seletiva, era o que seria preciso para assegurar que as pessoas tivessem comida, não esta matança infinita!

Mas quando o rei proscreveu a carne queimada da Colheita, a Colheita proliferou somente em segredo. Em vez de então fogos da Árvore de Charyou queimando pelo país, cem chamejaram só no Baronato de Nova Canaã. O manco, o doente, o louco, o deformado – todos foram ligados a estacas e jogados. E quando os soldados do Eld vieram com suas espadas e suas armas parar as cerimônias, eles foram encontrados por fazendeiros portando machados e picos. As pessoas queriam sacrifício e sacrifícios elas teriam, até mesmo se significasse revolução. Eles tinham sofrido de fome durante muitos anos para deixarem o rito que acreditavam que os salvaria. O preço da vida era dar a vida. Esse sempre tinha sido o modo de coisas, e essa era a lei que eles continuariam honrando. Não havia nada que Arthur pudesse fazer, mas poderia minimizar o dano. Em lugar de centenas morrendo em pilhas separadas ao longo de seu reino, um único seria sacrificado. Se morte deve haver, então morte haveria, mas o doente e o fraco não seriam vitimados. Cada pessoa, saudável ou fraca, jovem ou velha teria que se arriscar a ser designada para os demônios da Árvore de Charyou.

Para escolher uma vítima, um sorteio foi feito em cada região de Todo-Mundo. Grandes sacos estavam cheios com seixos de rios, mas uma única destas pedras era marcada com um X vermelho. Quem puxasse aquela pedra estava destinado a morrer através do fogo, e seria queimado à estaca dentro da quadra central de Gilead. Em outro lugar no país, poderiam ser queimados os sujeitos asfixiantes em efígie, mas em Gilead só um homem ou uma mulher seria dado a Árvore de Charyou. Toda pessoa acima da idade de doze anos era exigida a levar parte, até mesmo os membros da corte. A única pessoa poupada era o próprio rei e só porque a estabilidade de Todo-Mundo dependia de sua liderança.

liderança

Depois disso, ao término da Colheita, um grande carnaval aconteceu em Gilead a cada ano. Casas eram adornadas com charmes pratas da Colheita e em toda varanda acorcundada sujeitos asfixiantes com cabeça de pano, cestas de produto nos seus braços. Ao longo da cidade, falcoeiros de rua montaram baias vendendo toda mercadoria imaginável, de maçãs adoçadas a tapetes de Kashamin. E como a pira foi construída na quadra central, as crianças jogavam o jogo de sorteio no qual eles tiraram seixos de uma pequena bolsa para ver quem entre seus colegas eles fingiriam queimar.

Mas enquanto a própria cidade celebrava febril, o rei se retirou lamentando. Para ele, para a família da vítima escolhida, não era um festival a ser celebrado, mas um horror a ser suportado. Árvore de Charyou! Venha Colheita! Toda vez que o rei ouvia aquele grito, ele temia que tipo de colheita eventualmente colheria seu povo. Não demorou até ele descobrir.

O Filho-Demônio e a maldição de Rowena

Da mesma maneira que os cortesãos de Gilead tiveram que levar parte na loteria da Árvore de Charyou e do risco de serem queimados em uma fogueira de Colheita, eles também estavam tão infestados por infertilidade e mutações.  A própria senhora esposa de Artur Eld, Rainha Rowena, não podia conceber. Pressionados por seus conselheiros, que diziam que ele precisava de um herdeiro, Arthur levou muitas concubinas na esperança que uma delas daria à luz uma criança saudável. Mas das quarenta mulheres que serviram Arthur deste modo, uma única se tornou uma mãe. O nome dela era Emmanuelle Deschain, e ela era uma filha do conselheiro Sir Kay Deschain, dedicado a Arthur, que tinha morrido muitos anos antes, defendendo-o dos gigantes comedores de homem, monstros insetos do Primal. Da mesma maneira que Arthur gostava de Sir Kay, acima de todos seus outros conselheiros, assim ele gostava de Emmanuelle acima de todas as outras mulheres, até mesmo sua esposa. Maior até mesmo que o amor de Arthur pela família Deschain era o rancor que o povo do Primal mantinha contra o Deschains e o rei. E como o Rei Arthur era o centro de um triângulo amoroso, sua vingança era fácil de planejar.

Rainha Rowena amava o rei, mas o rei amava Emmanuelle. Como Emmanuelle e seu bebê floresciam e a medida em que crescia o amor do rei por eles, Rainha Rowena ficou mais magra e parecia mais oca, como se sua própria carne estivesse sendo devorada por ciúme. Sozinha em seu quarto, noite após noite, ela torcia seus dedos em raiva. Ela odiava Emmanuelle e daria qualquer coisa, até mesmo sua própria vida, para ver sua rival morta. Se Gan e os Guardiões não vingassem a desonra dela, então ela faria um sacrifício aos deuses da Árvore de Charyou, como fizeram as pessoas rurais. No exato momento em que que Rowena resmungou estas palavras, o fogo saltou para cima e as chamas dançaram como se elas estivessem rindo. Embora ela estivesse só em seu se alojamento, a rainha amedrontada sentia que alguém, ou algo, tinha ouvido os pensamentos dela e os tinha levado como um juramento. Amedrontada, Rainha Rowena pulou para sua cama fria e sozinha e escondeu-se debaixo de lençóis.

No dia seguinte, a rainha de olhos inchados sentou na luz de outono e tentou se concentrar no seu bordado. Mas no mesmo instante em que sua agulha deslizou e perfurou seu dedo, enquanto puxava uma gota de sangue rubro, uma batida veio à sua porta. Uma bruxa do distante baronato de Garlan tinha chegado e desejava ter uma audição com ela. Pensando que a mulher que esperava era só outra velha bruxa que masca parte de figo seco ou unta madeira fantasma, a rainha recusou a audiência, mas a bruxa mostrou que não desistiria tão facilmente. Passando enquanto empurrava guardas e criados, uma mulher gigante entrou na câmara da rainha. Embrulhada em uma capa vermelha e com cabelo vermelho exuberante caindo em cima dos seus ombros, ela deu para a rainha um sorriso conspiratório e fez reverência, enquanto realizava uma mesura em tom de escárnio. Lançando sua capa sobre uma cadeira, expondo um vestido de seda vermelha que flutuava sobre seu corpo como chamas, a bruxa dispensou os guardas da rainha. Quando eles não partiriam, ela ergueu sua mão e murmurou um feitiço gutural. Desmaiando, eles caíram ao chão onde roncaram ruidosamente.

Parecia que a bruxa ruiva conhecia todas as dificuldades da rainha e sabia sobre sua recente noite, sobre pensamentos secretos. Ela soube sobre o ciúme de Rowena de Emmanuelle e de sua necessidade desesperada de ter um filho dela própria. Alcançando sua bolsa, a bruxa retirou dois objetos pequenos. O primeiro era um seixo blasonado com um X vermelho. O segundo era um tablete pequeno que parecia ter sido pressionado no sangue seco.

O primeiro presente, confiou a bruxa, era uma réplica exata da pedra de escolha das vítimas da Árvore de Chary. Só, considerando que a pedra da Árvore de Charyou era só um seixo de rio pintado, esta pedra era mágica e só poderia ser puxada antes por cujo nome tinha sido proferido para ela. Se Rowena fosse valente bastante para usar isto, ela estaria livre para sempre de sua rival.

O segundo presente seria usado depois que Emmanuelle estivesse morta. Se a rainha engolisse o tablete na noite que o rei visitasse sua cama na câmara, ela conceberia uma criança. Artur teria seu herdeiro, mas o herdeiro seria o próprio filho da rainha, não a descendência bastarda de Emmanuelle. Os resultados eram garantidos, mas o preço era alto. Pelos seus serviços, a bruxa exigiu a alma de Rowena.

Embora ela soubesse estar errada, Rowena aceitou as condições da bruxa. Mas , antes do que ela imagina, sentiu um grande estremecimento no seu tórax, como se uma criatura pequena tremulasse lá. Quando ela abriu sua boca para tossir uma bela borboleta azul voou de entre seus lábios separados. Arremessando-se para frente com mãos abertas, a bruxa vermelha arrebatou a borboleta. Quando a bruxa começou a embrulhar a pequena criatura tremula em uma gaiola de seda girada, a rainha horrorizada percebeu que as mãos da bruxa não eram mãos, mas os apêndices cabeludos de uma aranha. Com um riso, desapareceu a bruxa ruiva, enquanto levava a alma de Rowena com ela.

aranha

Na noite seguinte, depois de seus criados terem ido para cama, Rowena rastejou para o arsenal onde a pedra de loteria foi mantida. Se apressando entre pilhas de proteções e espadas e as armas de aprendiz, ela finalmente chegou ao gabinete onde a pedra estava escondida. Abrindo a fechadura com uma chave que ela tinha roubado de seu marido, Rowena removeu o seixo blasonado da Árvore de Charyou. Na escuridão ela removeu a pedra do seu bolso. Com o coração batendo rápido, ela passou sua palma em cima da pedra mágica três vezes, proferindo o nome de Emannuelle o tempo todo. Executada a ação, ela colocou a pedra encantada no lugar, com as outras, olhando o gabinete, e correu de volta para seus quartos.

Tudo aconteceu como a bruxa tinha prometido. Emmanuelle, mãe do filho do rei, puxou a pedra marcada. Na véspera da Colheita, ela foi levada ao castelo e mantida. Lá, sua cabeça foi raspada, suas mãos foram pintadas de vermelho, e ela foi santificada pelo padre mágico, cuja face, quando ela encarou, momentaneamente pareceu se transformar no semblante de uma aranha presa. Com a cabeça erguida, a amante do rei caminhou até o carro de madeira, para o que a conduzissem até a quadra central da cidade. Enquanto o carro oscilava pelas ruas de terra batida, as pessoas que tinham professado uma vez seu amor pela mãe do provável herdeiro agora zombavam dela. Árvore de Charyou! Árvore de Cahryou! Até mesmo aqueles protegidos pelo amor do rei devem, no fim, ser dados aos deuses sombrios.

O rei não pôde assistir a queima de sua amada Emmanuelle. Segurando suas mãos em cima de suas orelhas de forma que ele não pôde ouvir o pulsar rítmico profundo dos cantos da Árvore de Charyou, ele lamentou até não poder mais. Pela primeira vez em cinco anos, ele bateu na porta da câmara da rainha aquela noite, e lhe implorou que o confortasse.

No mês seguinte a rainha encantou-se ao descobrir que estava grávida. Mas enquanto sua vez se aproximava, seus pensamentos ficaram mais sombrios e mais sombrios, e ela sentia remorso terrível pelo que ela tinha feito. Ela tinha dado sua alma, e ela cometeu um assassinato. Pior ainda, ela começou a temer que tipo de criatura ela levava em seu útero. Seguramente, nenhuma gravidez normal causava o tipo de desejo que a aborrecia. Porquinhos crus, rãs frescas e mais de uma vez ela tinha encarado a criança de Emmanuelle com aberta fome de sangue.

Mas como Rowena não contou para ninguém de seus medos ou de seus desejos, o reino preparou-se para o nascimento de seu primeiro legitimo príncipe ou princesa. Como os cidadãos de Gilead foram premiados no sucesso da última queima da Colheita! A sua rainha – quem todo o mundo tinha assumido era muito velha para conceber – ia ter uma criança! Talvez houvesse esperança, no final das contas! Mas quando o povo da cidade se preparava para celebrar o nascimento do verdadeiro herdeiro do rei, a rainha apavorada se escondeu nos seus aposentos. Ela temia que o que ela levava na barriga estivesse prestes a cavar seu caminho para fora.

Quando os dentes da criança começaram morder, a rainha confessou seu pacto maligno ao rei. Mas antes que ela pudesse lhe contar seus temores sobre a criança, ela se desmoronou em agonia. A última visão que o Arthur teve de sua esposa foi a de suas parteiras e empregadas correndo para longe do quarto. Antes mesmo das mulheres gritarem para os guardas as pessoas já sabiam que criatura e vil e monstruosa a pobre rainha sem coração tinha trazido ao mundo.

No princípio, o filho parido de Rowena parecia humano o bastante. Mas não demorou para que surgisse em seu peito uma luz vermelha que flamejou em sua coluna vertebral e transformou-o em uma aranha vermelha, provida de oito pernas. Até que os guardas fatiassem a aranha-criança pela metade, o pior já tinha acontecido. Tinha chupado toda a umidade do corpo de sua mãe, deixando apenas pó e cabelo na forma áspera de uma mulher.

O corpo da aranha foi embrulhado em uma manta e levado ao rei. Depois de encarar a criatura com desgosto, Arthur mais uma vez a cobriu e então caminhou até janela que dava para a quadra central de Gilead. Debaixo da sacada do rei, a multidão esperava ouvir as notícias do casal real impacientemente. Quando seu rei apareceu, a multidão alegrou-se cordialmente. Menino ou menina? Eles gritaram, enquanto outros cantavam Árvore de Charyou! Árvore de Charyou! Vida dada pela vida pega! Mas quando o rei sustentou a carcaça do monstro que sua esposa pariu, a multidão atordoada silenciou.

Isto, o rei disse, era a verdadeira natureza dos deuses da Árvore de Charyou. Na sua aflição sem filhos, a rainha deles tinha feito um pacto com demônios e esta era a criança que eles tinham lhe dado. Sua esposa estava agora morta; a dívida dela para todos esses estupidamente mortos estava liquidada. Mas a nação inteira devia uma dívida de sangue agora para os queimados e os assassinados. Enfurecido, o rei lançou os pedaços de sua aranha-criança na multidão. A multidão se espalhou.

Durante o festival da Colheita daquele ano, foram oferecidas raízes afiadas e bagas de abóbora de inverno ao grande Deus Gan como também um cordeiro empalado e um boi jovem. Nenhum humano foi queimado até a morte em uma Árvore de Charyou. A fogueira da Colheita permaneceu um rito importante, mas foram lançados só sujeitos-sufocantes em suas chamas. Para gerações que se seguiram depois do nascimento da aranha-criança da rainha de Rowena, as palavras “Venha Colheita” davam um frio de gelar a espinha. Afinal de contas, eles tinham testemunhado em primeira mão que tipo de colheita prometiam os Únicos Grandes.

Continua em “A História da Torre Negra, Parte III: A Rainha Fantasma”

Veja também: A História da Torre Negra, Parte I

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Escrito por: Robin Furth
Ilustrado por: Richard Isanove
Tradução e adaptação: Yasmin Deschain e Edilton Nunes

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9 respostas

  1. Sensacional!!!! Estou boquiaberto…Ainda estou no começo de Lobos de Calla, mas totalmente apaixonado!!!Será que tudo isso será revelado nos próximos livros? Tomara.Deveriam lançar uma “enciclopédia” do mundo médio, assim como lançaram “O Mundo do Gelo e do Fogo”.

    1. Essas histórias fazem parte da cronologia oficial Alexandre, mas não constam nos livros, apenas nos extras das hqs que foram lançados lá fora (no Brasil, a grande maioria delas foi lançada sem esses textos). O que temos mais próximo de um “guia” da Torre Negra é o livro “The Dark Tower: The Complete Concordance” da Robin Furth (mesma autora desses textos), ainda inédito no Brasil.

  2. Só não entendi uma coisa: se essa criança-aranha é o próprio Rei Rubro e os descendentes dos Deshain são Steven e Roland, como elas morreram?…ou não morreram?;-)

  3. Obrigado. Realmente eu li as 5 HQs e não tem esses extras mesmo…
    Vamos torcer pra esse “guia” vir ao Brasil.
    Enquanto não vem, eu fico sabendo por aqui!

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