A Torre Negra, o Filme: Vamos falar sobre o trailer!?

the-dark-tower-poster

Ontem foi divulgado o trailer da adaptação da série “A Torre Negra”, que tem estréia prevista para 4 de Agosto. Através dele ficamos sabendo um pouco mais sobre a história que será contada nesse primeiro longa e o que foi mantido e um pouco do que foi alterado. A história, ao que tudo indica, girará ao redor do personagem Jake e o Homem de Preto também terá um papel mais relevante do que teve no primeiro livro da série (não sabemos se a famosa cena da leitura do baralho vai acontecer, mas já sabemos que teremos embates físicos entre o Pistoleiro e seu principal algoz). Mas, vamos ao que interessa…

“Por milhares de gerações, os Pistoleiros foram cavaleiros. Juraram nos proteger do que vinha da escuridão…”

01

Assim começa o trailer, com a voz cansada e grave do Pistoleiro, enquanto ao fundo temos uma visão de um edifício futurista em ruínas e uma cidade (Gilead? Hambry? Quem sabe…). Sobre as montanhas um céu nublado se forma e a escuridão se aproxima. Em seguida temos algumas cenas rápidas do Homem de Preto e do Pistoleiro enfrentando um demônio com seus famosos revolveres de cabos de sândalo, até que a câmera corta para Jake, acordando de um pesadelo.

Nesse ponto do trailer a história volta até Nova York e deixa claro que o filme terá boa parte dele focada no personagem Jake. Ele está no consultório de seu psiquiatra, conversando com ele sobre suas visões que envolvem um Homem vestido de preto, um Pistoleiro e A Torre. Vemos flashes da vida de Jake e o modo como seus sonhos com esses personagens misteriosos afetam sua vida, algo bem semelhante com a crise de identidade que ele teve que enfrentar quando (spoiler alert) morreu a primeira vez nos livros e em seguida foi resgatado novamente pelo Pistoleiro (Então vá Pistoleiro! Há outros mundos além deste…”), lembram? Quando ele volta ele está confuso por acreditar estar vivendo em dois mundos ao mesmo tempo.

Enquanto o psiquiatra tenta convencer Jake de que tudo não passa de um sonho recorrente, acontece um terremoto (um dos feixes caindo? Um feixemoto?) e a câmera foca em uma parte da mesa dele, onde podemos ver uma foto em um porta retratos com a imagem do Hotel Overlook (O Iluminado). Os produtores, ao que parece, se esforçaram para transpor a ideia de que os multiversos da Torre estão interligados. Outra coisa interessante nesse trecho é a estátua ao lado da foto do hotel; um homem soprando uma corneta. Nas histórias da Torre a Corneta do Eld faz referência à repetição. O ká é como uma roda e volta sempre para o mesmo lugar. Uma dica de que esta é uma das muitas histórias do Pistoleiro e não necessariamente uma adaptação dos livros.

overlook2

As visões de Jake o levam até uma casa abandonada (Dutch Hill), que na verdade não é uma casa, mas um demônio que guarda um dos portais que dá acesso ao mundo de Roland, conhecido como Mid-World (Mundo-Médio). Um frame rápido nos mostra que a parte da batalha entre Jake e a casa, que acontece nos livros, será mostrada nesse primeiro filme.

dutchhill

Jake então atravessa o portal e se vê em um mundo estranho, com duas luas. Logo ele é recepcionado pelo Pistoleiro. Roland não sabe quem é o garoto, mas Jake o reconhece, de seus sonhos (e provavelmente das outras vezes em que eles passaram por isso). Jake pergunta (de maneira retórica) se Roland é o Pistoleiro de seus sonhos, ao ver as armas que ele carrega. Mais algumas cenas rápidas de Roland exibindo seus dotes de Pistoleiro, enquanto explica que a época dos Pistoleiros já passou e eles não existem mais.

Em seguida temos a primeira representação da Torre Negra no filme, enquanto Roland explica para Jake o que ela significa e o que o Homem de Preto pretende destruindo-a.

torrenegra

Também vemos a representação dos feixes de luz que convertem para a Torre e em um determinado momento a própria torre sendo destruída. Muito provavelmente estamos diante de uma visão de Roland ou Jake e não da destruição literal da Torre, mas pode ser que eu esteja errado.

feixes

Algumas cenas rápidas de Roland e Jake lutando contra um demônio em uma floresta são mostradas. Eu arriscaria dizer que trata-se do trecho onde Roland resgata Jake de volta (provavelmente adaptado para essa “nova história”), mostrado no terceiro livro da série. E aquele monstro que aparece rapidamente no trailer é o oráculo (Súcubos) que domina o círculo que Roland usou como portal para trazer Jake de volta (que, como sabemos, será vital para o desenrolar da história). Mas a névoa avermelhada que aparece pouco antes também pode ser a representação da Lúmina, que aparece no quarto livro da série, uma parte desgastada do tecido da realidade que emite uma “canção” que atrai as pessoas para ela, como uma armadilha para moscas.

nevoa

O trailer continua com uma imagem do Homem de Preto andando pela Dutch Hill, enquanto toca na parede com a inscrição “Todos saudem o Rei Rubro”. Nos livros da Torre Negra, o Rei Rubro é o principal vilão (embora eu ache o Homem de Preto bem mais interessante). E, como principal vilão, ele tem seus seguidores. Alguns deles são chamados de Taheen, e ouso arriscar que a imagem abaixo, mostrada em alguns frames rápidos, é o modo como eles foram representados no filme.

tahhen

Os Taheens também possuem formas humanas e eu arrisco que a cena abaixo retrata o momento em que eles estão confrontando Roland no Dixie Pig, uma espécie de refúgio para criaturas oriundas das forças das trevas (Primal) de onde surgiu o próprio Rei Rubro. No livro ele foi representado como um restaurante meio decante, mas ao que parece, se for ele mesmo no filme, deram uma importância maior ao lugar.

taheenshumanos

O trailer segue com um vislumbre rápido sobre o Homem de Preto e com a declaração de Roland de que ele é pior que o Diabo. A câmera corta para um momento em que Jake está em uma floresta e olha! Mais um easter egg marcando presença. Jake está nas ruínas de um parque de diversões, ao lado de uma espécie de arco, com os dizeres “Pennywise house of…” e ao lado de uma estátua (ou o que sobrou dela) de uma mão enterrada no chão e segurando três balões. Se você ainda não leu “IT: A Coisa” corra e leia o quanto antes, para não ficar perdido nas referências.

it

Nesse ponto da história é revelado que Roland voltará com Jake para a Nova York do seu tempo, para combater as forças do Homem de Preto e evitar que ele consiga ter sucesso na sua empreitada de derrubar a torre negra. Infelizmente, ao que tudo indica, o filme será focado mais em Nova York do que no Mundo-Médio, mas talvez tenhamos cenas interessantes (algumas, inclusive, cômicas, embora isso não fique claro no trailer), principalmente no que diz respeito à adaptação de Roland ao universo de Jake. Em um trecho do trailer ele pergunta ao garoto, por exemplo, se no mundo dele há balas e ele responde que Roland vai gostar muito do mundo dele.

Roland agora está em Nova York e a primeira visão que ele tem é de admiração, pois na época dele energia elétrica e tantas luzes piscando e cidades super populosas não era algo comum. O trailer continua mostrando rápidas cenas de Roland ensinando Jake a atirar…

rolandejake

…E de algumas batalhas e das habilidades que o Pistoleiro tem ao recarregar suas famosas armas herdadas de seu pai. Steven Deschain, aliás, faz uma rápida aparição no trailer, no momento em que Roland começa a recitar o mantra dos pistoleiros (Eu não miro com a mão. Aquele que mira com a mão esqueceu o rosto de seu pai. Eu miro com o olho…)

steve

A sequência final do trailer segue com Jake sendo sequestrado, muito provavelmente de uma aldeia Manni. Nos livros os Manni são uma das seitas religiosas mais antigas e peculiares do Mundo-Médio. De acordo com a sabedoria Manni, sua religião foi fundada pelo profeta Hnaegi pouco antes do reinado do Eld. Toda a religião é baseada em viagens a outros mundos através dos espaços-todash, também conhecidos como os buracos na realidade. Quando viajam em todash, tanto o corpo quando a mente são temporariamente transportados para um novo lugar, deixando para trás apenas um rastro, uma brilhante aura cinzenta. Para facilitar essa viagem todash, Os Mannis cultuam uma entidade suprema conhecida como “O Maior”, ou, alternativamente, “A Força.”

Ao ver Jake ser levado por um Tahhen (provavelmente) Roland se concentra, deixa que uma gota de sangue caia, fecha seus olhos, mira e atira, enquanto recita os versos finais do mantra dos Pistoloeiros: “Eu não mato com a minha arma. Eu mato com o coração.” E por fim temos o olhar fatal de Roland, o Pistoleiro!

rolandmotherfucker2

E vocês? O que acharam do trailer? Deixem suas opiniões nos comentários! Longos dias e Belas noites para todos!

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

6 Responses to “A Torre Negra, o Filme: Vamos falar sobre o trailer!?”

  1. Rommel Schnneider Ribeiro disse:

    Apesar de parecer misturar os acontecimentos de alguns dos livros neste primeiro longa e dar uma importância maior para o Walter das Sombras, tenho grandes expectativas para este filme!

  2. Lennon Reis disse:

    Muito bom o resumo.. achei o trailer muito foda.. vamos esperar e torcer para não ser um under the dome.. =]

  3. Rafa disse:

    FANTÁSTICO ! Eu, como fã do King, me decepcionei muito com os livros da torre. Achei uma história boa, porém muito enrolada, e com um final bem chato. mas esse trailer me deixou arrepiado ! Acho que vou amar esse filme !

  4. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Também gostei do trailer, embora não esteja tão empolgado assim com o filme. Mas vamos dar uma chance ao ka, não é!? rsrs

  5. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Torcer mesmo Lennon, porque Under the Dome ficou uma negação rsrs

  6. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Tomara que seja bom e incentive os produtores a continuarem com a história.

Deixe seu comentário