Adaptação da semana: Janela Secreta (2004)

janela secreta

Título original: Secret Window
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 106 minutos
Ano de lançamento: 2004
Direção: David Koepp
Roteiro: David Koepp
Elenco: Jhonny Depp (Mort Rainey), John Torturro (John Shooter), Maria Bello (Amy Rainey).

 Trailer

Resenha

Mort é um escritor com bloqueio criativo. Tal bloqueio se deve aos últimos eventos em sua vida: descobriu que sua mulher tinha um amante. Agora ele vive em uma cabana próxima ao lago Tashmore e dorme na maioria do tempo.

Em um dia, ele é acordado por um homem, John Shooter dizendo que Mort roubou sua história. Mort ao ler o manuscrito deixado pelo homem, verifica que realmente as histórias são bem parecidas. Ele só não sabe do que Shooter é capaz para que ele reconheça a verdadeira autoria da história.

Crítica

Eu gosto bastante dos filmes com Jhonny Depp e esse é mais um deles. É uma adaptação de Janela Secreta, Secreto Jardim, um conto constante no livro “Depois da Meia-Noite”.

A adaptação tem várias alterações com o intuito de deixar a trama mais forte, querendo dar mais ênfase nas emoções que sentiríamos quando assistíssemos. Confesso que não lembro muita coisa do conto, mas a adaptação me agradou.

Uma das fortes mudanças foi na personalidade de Amy e Ted, a mulher de Mort e seu amante. No filme eles são bem mais folgados e frios, fazendo com que nosso sentimento por eles seja raiva e nojo.

Outra alteração foi no acréscimo de um personagem que não existe no conto: Ken Karsh, um advogado que no filme investiga Shooter a pedido de Mort.

O final também é bem diferente.

São mudanças bruscas, mas que não atrapalham o andamento do filme. Gostei bastante das cenas de suspense, principalmente por causa da atuação de Depp.

Um conto e filme que valem a pena gastar um tempinho lendo/assistindo.

Curiosidades

  • A fala de Johnny Depp: “Esta não é a minha linda casa .Esta não é minha linda esposa. Não mais.”,  é retirada da canção dos Talking Heads “Once in a Lifetime”.
  • John Turturro decidiu estrelar o filme, porque seu filho, um grande fã de Stephen King, convenceu-o.
  • Quando a consciência de Mort está revelando a real situação para ele no final do filme, Mort começa a gritar: “Rah! Rah! Rah!”. Johnny Depp fez isto por causa de seu filho, que estava começando a falar e expressava sua confusão, dizendo: “Rah!”. Depp sentiu que Mort seria tão confuso nesse ponto que ele não saberia o que dizer para transmitir o que estava acontecendo que ele iria voltar a fase infantil novamente.
Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

4 Responses to “Adaptação da semana: Janela Secreta (2004)”

  1. RafaeL' disse:

    na minha opinião,é uma das melhores adaptações de um conto do king,perdendo APENAS para “um sonho de liberdade” !
    filme simplesmente espetacular,mesmo o final sendo muito diferente do livro.esse filme me fez ir atras do livro “depois da meia Noite”,só pra poder ler o conto,que também é muito bom!
    como o autor da postagem disse,há mudanças drásticas na personalidade da ex mulher do morty e do amante dela;notei isso logo de cara;mas isso não atrapalha em nada;
    recomendo esse filme pra todo mundo =D !
    OBS:Parabéns pelo EXCELENTE site!eu,como KingManíaco,me identifiquei muito aqui =D !

  2. Priscilla Rúbia disse:

    Rafael, considero O Nevoeiro a melhor adaptação de conto *-* Gosto muito dessa também :3 Obrigada pelo seu comentário!

  3. RafaeL' disse:

    verdade mesmo pri!!esqueci do Nevoeiro!
    nesse também mudaram o final né,mas ficou muito bom do mesmo jeito!

  4. Paulo Lopes disse:

    Ficou um suspense…..

Deixe seu comentário