Conexões – Carrie, a Estranha (Atualizado)

carrie_by_jimsam_x-d33nn5d

Todo mundo que já leu pelo menos um livro de King já teve a mesma sensação: eu conheço essa personagem de algum lugar. E para aqueles que já leram mais de um livro, essa sensação vira um fato: praticamente todos os livros do Stephen King possuem, em algum nível, uma relação com outro livro. E quais seriam essas conexões?

Não existe uma lista oficial com as conexões entre os livros do Stephen King. O máximo que existe é uma lista publicada no site oficial sobre os livros que se relacionam com o universo da Torre Negra. Isso não impede os leitores constantes de montarem suas listas, e acharem relações onde ninguém vê!

Para começar essa nova categoria, nada melhor do que usar o livro Carrie. 

Vou dividir essa lista em três partes: a primeira traz as relações que o livro Carrie tem com outras obras, a segunda traz as menções de Carrie em outros livros de King, a terceira traz as conexões que eu considero meio suspeitas, não sei são válidas ou se são forçadas demais.

Pode ser que algumas conexões contenham spoilers, então leiam por sua própria conta e risco!

Atualização: Eu acrescentei mais uma conexão, rearrumei as categorias e criei mais uma baseada na ideia do cyberlivingdead. Essa nova parte trará personagens gêmeas, ou seja, pessoas com o mesmo nome que poderiam (ou não) ser a mesma pessoa.

Conexões no livro Carrie:

A mãe de Carrie, Margaret White, trabalha na lavanderia Blue Ribbon, mesmo local onde trabalha Barton Dawes no livro A Auto Estrada.

A lavanderia Blue Ribbon é o cenário para o conto A Máquina de Passar Roupas, da coletânea Sombras da Noite.

Teddy Duchamp é dono do Teddy’s Amoco em Chamberlain. Quando a cidade é destruída por Carrie, ele se muda para Castle Rock e abre uma loja nessa cidade. Ele era o tio de Teddy Duchamp, amigo de Gordy Lachance, no conto O Corpo, da coletânea Quatro Estações.

O mesmo Teddy Duchamp é mencionado no livro Trocas Macabras.

Um dos cantores da formatura de Carrie se chama John Swithen. Esse nome foi usado por King como pseudônimo (sim, ele teve outro além de Bachman) uma única vez em 1972, com a publicação do conto A Quinta Quarta Parte.

Edwin King é o professor de inglês de Carrie. Edwin é o segundo nome de Stephen King.

O aniversário de Carrie é no dia 21 de setembro, no mesmo dia do Stephen King.

Menções do livro Carrie:

n    Após um incêndio, Johnny Smith é acusado de ter causado-o com a sua mente. Patty Strachan o acusa dizendo “É culpa daquele cara lá! Ele fez acontecer! Ele botou fogo com sua mente, como no livro Carrie!”, no livro Zona Morta.

Dinky Earnshaw pergunta para Jake Chamber se ele sabe “o que significa passar toda a sua vida do lado de fora, ser todo o tempo alvo de piada, ser sempre Carrie na porra do baile de estudantes?”, em A Torre Negra VII.

Susannah Dean se recorda de quando tivera sua “primeira menstruação durante uma aula de educação física… algumas garotas tinham começado a entoar: TAMPE-SE!, como se fosse a coisa mais engraçada do mundo”, em A Torre Negra VII.

Relações duvidosas:

O carro de Billy Nolan é descrito no livro como: “Este lhe transmitia poder e glória por suas próprias linhas de força. … O carro era seu deus, seu escravo.” Um pouco de Christine, ou eu estou vendo coisas?

Quando Carrie lê os pensamentos de Sue Snell, o seguinte trecho é descrito: “Sua mente e seu sistema nervoso eram como uma biblioteca. Alguém a percorria em desesperada procura, os dedos correndo ligeiros pelas prateleiras, tirando alguns livros, examinando-os, devolvendo uns a seus lugares, deixando cair outros…”. Em Apanhador de Sonhos, as memórias de Jonesy estão guardadas em caixas, colocadas em estantes. Seria uma mera coincidência?

O final do livro Carrie traz o trecho de uma carta contando sobre Annie, uma garotinha que provavelmente tem poderes telecinéticos. Seria essa Annie a mesma garota que, com seus poderes paranormais, acorda a mansão Rose Red? Pelo menos a descrição física é a mesma…

Personagens Gêmeas:

O pai de Margaret White se chamava John Brigham e foi assassinado em 1959. Existe uma personagem com o mesmo nome no livro Trocas Macabras, e neste caso ele era um pastor de Castle Rock.

Um dos bombeiros em Carrie se chama B. Mears. Seria ele Ben Mears de A Hora do Vampiro? Provavelmente não, isso só mostra que King gostou do nome e resolveu utilizar.

Bill Harris era um dos repórteres do Chamberlain News. Nos livros Desespero e Os Justiceiros, o agente literário de John Marinville possui o mesmo nome.

Billy Delois estava na detenção por ter matado aula de francês no colégio Ewen High School. No conto A Balsa, ele é um dos amigos de Luke, o garoto que leva os universitários até o lago.

Cora Simard testemunhou sobre o acidente que aconteceu na formatura de Carrie. No conto Vovó, a amiga intrometida de Henrietta Dodd compartilha o mesmo nome. No livro Os Estranhos, uma Cora Simard é uma dona de casa que testemunha o assassinato de uma garota.

Freddy Overlock é acusado por Irwin Henty de ter roubado algo de sua fazenda. No livro A Hora do Vampiro ele é o pai de Juddy Overlock, uma garota que foge com um comerciante em 1957 ou 1958.

Jackie Tabolt foi um dos garotos que ajudou a roubar o sangue de porco. No livro A Hora do Vampiro ele trabalhava no bar do Dell e um grande amigo de Hank Peters.

Tommy Erbert tinha cinco anos quando fora derrubado de sua bicicleta com os poderes de Carrie. No livro A Casa Negra ele tem uma participação minúscula, fazendo um comentário sobre Judy Marshall.

E o que vocês acharam da minha primeira tentativa de fazer uma lista exaustiva com as conexões? O material dessa lista foi pego de aproximadamente 10 sites diferentes e 3 livros sobre o Stephen King, e algumas são menções que eu mesmo achei.

Vocês sabem de outras menções de Carrie? Provavelmente eu deixei passar alguma, então, comente falando se você souber de algo! Eu atualizarei a lista, se for o caso.

Aproveite também e deixe no comentário qual o próximo livro você gostaria de ver nessa categoria.

Até a próxima lista!

Luis

Fã de King desde 2002, leitor compulsivo e colecionador.

More Posts

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

10 Responses to “Conexões – Carrie, a Estranha (Atualizado)”

  1. Priscilla Rúbia disse:

    Muito bom! As conexões nos livros do King são um fato e eu acho bem legal esse estilo.
    Eu ainda não li Carrie por isso não posso ajudar a encontrar mais dessas (se houver).

  2. Danilo disse:

    Rapaz, muito legal a iniciativa: tem coisas aí que eu nem fazia idéia!

    Como por exemplo, a lavanderia que relaciona 3 obras diferentes. A de Zona Morta também é legal.

    Ansioso pela próxima lista!

  3. @cyberlivingdead disse:

    Muito boa a lista, realmente tudo está ligado em algum ponto nas história do King. Quanto aos personagens de mesmo nome, mas que você tem dúvida se são os mesmos…lembre-se dos gêmeos “Desespero” e “Os Justiceiros”, não vou falar mais para evitar spoilers. O próximo livro que gostaria de ver por aqui era “O talismã”.

  4. Morakes disse:

    Eu não tinha pensado no caso dos livros gêmeos… e se eu pensar assim, consigo fazer mais umas 6 conexões com Carrie! Vou dar uma pensada melhor nisso.

    Quanto ao Talismã, a minha lista de anotações só tem 3 conexões, bastante pouco até. Vou dar uma relida no livro e ver se tem algo mais. Se não existir, então a postagem vai ser bem curta!

  5. Flá disse:

    Eu estou fazendo uma maratona Stephen King (e amando!) e depois que o Jud do Pet Sematary comentou sobre “um são bernardo que ficou raivoso e matou quatro pessoas” (o cujooooooo!!) eu fiquei fascinada em procurar pistas em outros livros… aí caí aqui! Adorei o blog!!

    =*

    (aiai,na hora que li sobre o carro do Billy Nolan também lembrei na hora da Christine…seráááá??

  6. Eu estava procurando essas conexões e tem muito mais coisa do que eu esperava encontrar.
    Parabéns! Achei super legal.

  7. Edilton Nunes Edilton disse:

    Que bom que gostou Gabriel. Volte sempre! rsrs. Abraço!

  8. Atila disse:

    Carrie seria um dos “sapadores” dos feixes da Torre.

    Segundo SK, a Torre pode ser encontrada em TODOS os seus livros… essas conexões sim devem ser ninjas… hehehe

  9. ka disse:

    Sobre a Annie eu li em outro lugar a conexão,
    No filme tem uma cena em que Annie está sentada e cai
    os ‘meteoros’ que São na verdade por causa da Carrie, algo assim.
    Faz tempo que li/vi não recordo exatamente

  10. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Faz tempo que li e não me recordo também. Vou dar uma verificada. Valeu Welika!

Deixe seu comentário