Conexões – O Iluminado

Jack Torrance

O Iluminado é o livro mais conhecido e divulgado do Stephen King. E toda essa consideração não se dá pela popularidade do livro, mas sim pela versão cinematográfica de Stanley Kubrick. Será que esse é um raro caso de quando o filme fez o livro? De qualquer forma, o filme ajudou a imortalizar a obra, e também algumas imagens errôneas: o machado de Jack Torrance, o labirinto nos fundos do hotel e outras centenas de modificações que nunca existiram no livro. Apesar disso tudo, o filme inseriu O Iluminado na cultura popular norte-americana, e provavelmente mundial.

Seguindo com as postagens sobre as conexões dos livros, eis aqui mais uma. Como anteriormente explicado, a lista é dividida em quatro partes e contém spoilers. Todo cuidado é pouco.

Conexões no livro O Iluminado:

Jack Torrance cita um trecho de um poema num determinado monento. Lisey Landon cita o mesmo trecho no livro Love A História de Lisey. O verso é o seguinte: “Os argumentos contra a loucura caem por terra com um leve farfalhar.” Só vou ressaltar que a mesma frase – idêntica em inglês nos dois livros –  foi magnificamente traduzida no O Iluminado para: “As discussões sobre a loucura terminam em blablablá…”, ou seja, essa conexão se perdeu no processo de tradução.

Dick Halloran é o cozinheiro do Overlook. Ele acaba voltando num dos flashbacks do livro A Coisa.

A cidade de Sidewinder, no Colorado é vizinha do Hotel Overlook. Essa mesma cidade serve de cenário em Blaze, Misery e O Talismã.

Menções do livro O Iluminado:

Annie Wikes, a fã número 1 de Misery, conta para Paul Sheldon sobre um homem que tirava fotos das ruínas de um hotel em algum lugar nas montanhas perto de Sidewinder (Colorado). Sim, ela solta um pequeno spoiler do final de O Iluminado.

Jim Gardener pensa em “pegar o machado de Bobbi e imitar Jack Nicholson em The Shinning” ao tentar abrir uma porta no livro Os Estranhos. (uma menção óbvia ao filme e, custava traduzir o nome do mesmo!?)

Eddie Dean, ao contemplar o mundo de Detta Walkers pelos olhos de Roland menciona que ele já tinha visto diversos filmes, “Eddie vira milhares, e o que estava vendo agora lembrava uma daquelas panorâmicas tão comuns em filmes como Halloween e O Iluminado.” No livro A Torre Negra II. (mais uma menção ao filme)

Ao se aproximarem do castelo do Rei Rubro, Susannah Dean pensa: “Máscaras fora, máscaras fora. Foi uma festa esplêndida, mas agora acabou”, no livro A Torre Negra VII. Essa é uma menção clara ao grande baile de máscaras que acontece no Hotel Overlook.

Patricia Allen escreve uma carta para Katherin Goodlowe para contar sobre uma boa história de terror. Ela escreve: ” Você é a única pessoa que eu conheço que leu não só uma, mas duas cópias do O Iluminado até elas rasgarem!, no livro Os Justiceiros. (se alguém tiver essa frase no livro, por favor me envie, essa ai é uma tradução minha já que não tenho o livro por aqui, ela está na última página do livro, na carta final.)

No roteiro A Tempestade do Século, um dos livros favoritos de Cat Whiters era “The Little Puppy”, um dos favoritos do pequeno Danny Torrance.

Relações duvidosas:

Denker, o sádico diretor na peça teatral de Jack Torrance – “A Pequena Escola” – é o mesmo nome falso que o ex-nazista Kurt Dussander adota, no conto Aluno Inteligente.

Bev Marsh se lembra que se embriagou num bar chamado Bluebird Hill Overlook, no livro A Coisa. Curioso o bar compartilhar esse nome.

Speedy Parker, no livro O Talismã, é um descendente de Dick Halloran. (eu não tenho certeza dessa, preciso dar uma pesquisada melhor)

Personagens gêmeas:

George Hatfield é um aluno que foi expulso da escola Thayer no livro O Talismã. Em O Iluminado, é o mesmo aluno que briga com Jack Torrance e o culpado da expulsão de Jack. Dá a entender que era um aluno problemático e que seu pai tinha grandes influências assim como a maioria dos alunos da escola Thayer.

Howard Cottrell, o homem que deveria estar morto no conto Sala de Autópsia 4, é um motorista de uma máquina que remove neve, o qual ajuda Dick Halloran voltar ao Overlook.

Eu achava que o livro teria mais conexões, já que ele é O livro do Stephen King, mas aparentemente o King não gosta muito de citá-lo. Só para lembrar, com o lançamento de Dr. Sleep, teremos outras tantas referências ao livro O Iluminado. E como curiosidade, esse livro tem um capítulo excluído, um prólogo chamado Before The Play, o qual (se tudo der certo) será lançando no site do Baú ainda esse ano. Esse prólogo é cheio de referências, afinal, era para ele ser uma parte do livro.

Até a próxima lista!

Luis

Fã de King desde 2002, leitor compulsivo e colecionador.

More Posts

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

7 Responses to “Conexões – O Iluminado”

  1. @cyberlivingdead disse:

    Ah, cada dia mais aguardo o “Dr. Sleep”. Só tomará que ele não fique inédito por aqui muito tempo!

  2. Priscilla Rubia disse:

    O Iluminado é o livro que recomendo aos amantes de terror que ainda não leram King. Dá ultima vez que li ele me fez ter dificuldades para dormir xD Vi o filme porém não gostei, como a maioria das adaptações pelo motivo de mudarem algumas coisas que não vejo sentido (como os dos bichos de grama virarem um labirinto)

  3. Edilton Nunes Edilton disse:

    Sempre digo que como filme, ficou uma maravilha. Tecnicamente ótimo, mas como adaptação ficou uma droga.

  4. Carina disse:

    Assim que chegar em casa vou mandar a frase de “Os justiceiros”. Muito bom o post!

  5. alyson disse:

    eu sempre achei (não sei se isso procede) que a coisa diabólica que controla o hotel Overlook fosse o rei rubro… pensem só… em dado momento nas histórias da torre negra, é explicado que o rei rubro usa pessoas com poderes psíquicos para destruir os feixes de luz,( e Danny é o personagem com poderes psíquicos mais fortes já criado pelo SK) além disso, no livro “o iluminado” vez ou outra aparecem referencias a uma história de Edgar Allan Poe… a máscara da morte RUBRA… bem é o que eu acho… todos nós sabemos que o SK adora fazer essas referencias nas entrelinhas.

  6. Iury Domingues disse:

    Nossa essa aba do site é muito interessante, pena que não tem dos outros livros, gostaria de ver todas as conexões dos outros livros. Vocês pretendem voltar com essa sessão do site???

  7. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Pretendemos sim Iury. Em breve.

Deixe seu comentário