Livro da Semana: “A Torre Negra II – A Escolha dos Três”

images

Título Original: The Dark Tower II – The Drawing of the Three
Título Traduzido: A Torre Negra II – A Escolha dos Três
Ano de Publicação: 1987
Ano de Publicação no Brasil: 2004
Personagens Principais: Roland Deschain, Eddie Dean, Detta/Odetta Holmes, Jake Chambers, Jack Mort, Henry Dean, Enrico Balazar
Cidade da História: Nova York (Nova York)
Estados da História: Nova York
Disponível no Brasil pelas Editoras: Editora Objetiva (2004)

Sobre o Livro

“A Torre Negra – A Escolha dos Três” é o segundo livro da saga “A Torre Negra”. Escrito em 1970 e publicado originalmente pela Donald M. Grant em 1987, trás o Pistoleiro Roland Deschain de volta em busca de seu “santo graal” particular, A Torre Negra, eixo central de todo o tempo e espaço. Para que possa alcançar seu objetivo, Roland tem que recrutar 3 personalidades em 3 diferentes portas que levam para 3 lugares diferentes no espaço e no tempo. Recheado de referências a cultura pop contemporânea, é a partir de A Torre Negra – A Escolha dos Três, que a história de Roland começa a ficar realmente interessante.

Resumo detalhado (contém spoilers)

O segundo livro, da série de 7 livros sobre a torre, “A escolha dos três”, começa com Roland de Gilead na mesma praia na qual ele parou no ultimo livro, e observou o por do sol no horizonte. Roland esta cansado, e pelo menos 10 anos mais velho. Mas a disposição para encontrar a torre negra tornou-se maior, assim como a sua idade.

A noite chega, e na praia Roland é atacado por monstros que saem da água, que ele acabou batizando de “Lagostrosidades” (por serem monstros levemente parecidos com lagostas). No ataque feroz das lagostrosidades ele acaba perdendo dois dedos da mão direita, e um do pé. Somente depois de sofrer tamanho desfalque é que o pistoleiro percebe o quão perigosas são aquelas criaturas, e acaba mantendo uma certa distancia da praia, principalmente a noite, que é quando elas saem da água, emitindo seus ruídos e perguntas num estranho dialeto que se limita a “chic´s chic´s” e “chuc´s chuc´s”.

Após enfrentar as criaturas, ainda na praia, Roland encontra a primeira, das três portas que se abrem para outros mundos. Na porta esta a descrição: “O prisioneiro”, e é dela que Roland vai recrutar o primeiro membro do seu novo “Ka-tet”. Ele é Eddie Dean. Um viciado em heroína da Nova York dos anos 80, que se encontrava fazendo um “trabalhinho” de contrabando para o mafioso Enrico Balazar.

Na segunda porta Roland irá encontrar a Dama das Sombras, que na verdade é Odetta Holmes. Uma bela jovem negra, da década de 60, que perdeu as pernas em um terrível acidente (ao menos ela pensa que foi um acidente). O que Roland não sabia quando a “recrutou” é que Odetta Holmes sofria de dupla personalidade, e compartilhava o mesmo corpo com uma mulher de personalidade completamente diferente chamada Detta Walker.

Na terceira porta, com a descrição “O empurrador”, Roland irá encontrar “A morte” (“mas não para você pistoleiro”), que virá na forma do assassino em série “Jack Mort”. Roland utiliza o corpo de Mort para conseguir balas para a sua arma e remédios que possam controlar a doença que se manifestou em seu corpo, e foi causada pelas mordidas da “lagostrosidade”. Mort tem uma incrível ligação com o passado de Odetta/Detta, na qual Roland não acredita ser mera coincidência.

O segundo livro termina com um novo Ka-tet formado. Roland agora tem novos parceiros (e novos pistoleiros) que se juntaram a ele, em busca de sua tão cobiçada “Torre negra”. Mas ainda há muitos caminhos a serem percorridos.

Capas

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

5 Responses to “Livro da Semana: “A Torre Negra II – A Escolha dos Três””

  1. Paulo Tonon disse:

    Como faz pra participar companheiro?
    abçs

  2. Vanessa Paiva disse:

    Eu não consigo ler essa série…e isso tá me deixando loucaaaa…rs.

  3. Lana Francielle lanafsipe disse:

    Muito bom, série inesquecível! Roland no final parece fazer parte da vida da gente, e quando chega no último livro e tudo acaba…..bem…é muito triste…porque tudo finalmente acabou….

  4. RafaeL' disse:

    Post repetido detected !!

    http://www.stephenking.com.br/?p=3382

  5. Edilton Nunes Edilton disse:

    São tantos posts que a gente até se confunde rsrs. Valeu pela dica Rafael.

Deixe seu comentário