News: “Haven” e “Under the dome” são canceladas!

post000

Longos dias e belas noites Pistoleiros! Infelizmente o post de hoje não é para trazer boas notícias, principalmente para os fãs de adaptações de obras de Stephen King para a tv. Recentemente foi anunciado que duas séries, ambas inspiradas em livros do nosso autor favorito, foram canceladas. Uma delas é Haven baseada no ainda inédito por aqui “The Colorado Kid”, que teve seu cancelamento programado para esta temporada. Atualmente a série, que estreou em 2010, está em pausa, na metade do quinto ano, com previsão para retorno de exibição dos episódios a partir do dia 08 de Outubro. O canal Syfy, que exibe a série tanto no Brasil quanto nos EUA, anunciou que estes serão os últimos episódios, porém deixaram claro que mesmo que o cancelamento tenha sido anunciado após a conclusão das gravações desta temporada, a série chegará oficialmente ao fim com os 13 episódios que faltam, ou seja, não teremos uma série sem final.

post002

Com a vida útil de 5 temporadas, “Haven” se despede dos fãs com conclusão.

Segundo a showrunner da produção, Gabrielle Stanton, a temporada atual foi pensada como uma espécie de “fechamento para o ciclo narrativo” do show e que, apesar disso, ainda existe espaço, se for necessário e do interesse do público, para a criação de um filme direto para a tv. Sobre o final da série ela deu a seguinte declaração:

“Não existe nada mais irritante do que uma série que parece estar chegando ao fim, mas eles não falam sobre assunto, não chegam a nenhum tipo de conclusão que seja satisfatória. Sempre achei isso uma espécie de traição perante a audiência, tirando um final. Então, realmente vimos estes 13 episódios como se — caso fosse a conclusão, qual seria o melhor fim possível para Haven?”.

Sobre a série e o livro: Em Haven acompanhamos a agente especial Audrey Parker (Emily Rose) do FBI que chega na cidade de Haven, no Maine, para solucionar o caso do assassinato de um ex-condenado, porém, ela logo percebe que nem tudo é o que parece, quando se vê cercada por estranhos fenômenos paranormais. No livro no qual a série é inspirada, um corpo sem identificação é encontrado numa pequena ilha na costa do Maine. Posteriormente ele é identificado como sendo o corpo de James Cogan, nativo do Colorado (dai o título do livro). Se passam então 25 anos, até que Vince e David, dois senhores de meia-idade que cuidam de um jornal local, resolvem contar a história para a estagiaria deles, a novata Stephanie. Juntos eles passam a tentar desvendar o mistério que está por trás da morte do garoto do colorado.

Under the Dome, baseada no livro homônimo de Stephen King, não chegou sequer a ter a vida longa como Haven. O cancelamento oficial da série foi anunciado já na terceira temporada, sendo o principal motivo a constante queda de audiência. A série, que começou muito bem em 2013, com um total de 13.5 milhões de espectadores, amargou uma queda significativa de audiência e hoje, por mais que ainda seja a segunda melhor colocada no verão norte-americano (ficando atrás apenas de Wayward Pines, da Fox), os números não estão nem perto daqueles que fizeram história logo nos primeiros episódios. Muitos fãs reclamaram do rumo diferente que a série tomou e da falta de fidelidade ao romance, que se manteve apenas em parte da primeira temporada. Particularmente falando, eu não gostei da série desde o primeiro episódio por inúmeros motivos que ainda pretendo levantar em um posto sobre ela, mas no geral eu acredito que a série tenha sofrido do que chamo de “mal de LOST”, onde os produtores tinham tudo para fazer uma boa história e acabaram inventando demais e se perdendo no meio do caminho (com a sútil diferença que mesmo assim ainda acho LOST uma das melhores coisas que já apareceram na TV, desde o meu querido e insuperável Arquivo X – #fãboydetected).

post003

“As estrelas rosadas estão caindo”, junto com a audiência de “UTD”.

Apesar dos pesares, a CBS continua investindo no crescimento do seu público, com a prerrogativa de que “o mistério do domo” será resolvido no próximo dia 10 de Setembro, quando será exibido o final da série nos EUA, deixando claro que, assim como Haven, Under the Dome também não ficará sem final.

Sobre a série: Na trama de Under the Dome, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Cherster´s Mill agora terão que lutar por suas vidas, inclusive contra os perigos que aparecem dentro da própria cidade.

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

4 Responses to “News: “Haven” e “Under the dome” são canceladas!”

  1. Helder disse:

    Poxa, finalmente!

    Sou fã do King, mas sinceramente essas duas séries são horriveis. Under the Dome foi interessante até a primeira temporada, mas depois começou a divergir demais do livro e viajar! Haven então nem se fala, ficam inventando demais e a serie acaba perdendo o sentido.

    Dead Zone foi uma série baseada em livro do King que gostei bastante. Quanto a essas novas…

  2. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Concordo plenamente Helder. Acho que Haven ainda durou mais do que deveria. Por mim teria sido cancelada logo na primeira temporada. Muito ruim e não é só porque não foi fiel ao livro (na verdade não passa nem perto rs), mas sim porque como série em si é ruim mesmo.

  3. RafaeL disse:

    Eu também odiei a série Under The Dome… Mas o livro é excelente, está no meu top 10 do king.
    E quanto a lost, tenho concordar: foi uma das melhores séries que eu já vi… Mesmo com o final maluco, eu adoro de mais.

  4. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Under the dome também está na minha lista de livros preferidos, por mais que a série tenha desandado bastante rs. Lost também figura na minha lista seleta de séries preferidas, depois de Arquivo X e Friends rs

Deixe seu comentário