Novo livro, “Dr. Sleep” está terminado!

dr. sleep 2

Como a grande maioria já sabe, Stephen King estava escrevendo um novo livro com o título de Dr. Sleep. Essa nova novela traria a personagem Danny Torrance do livro O Iluminado na fase adulta, lutando contra um grupo de pessoas conhecidas como A Tribo, que suga a energia de crianças especiais.

Para a grande surpresa geral (e pela velocidade de produção do King), nesta semana foi anunciado que o segundo rascunho do livro estava pronto (aproximadamente 800 páginas). O que isso significa para nós?

Stephen King trabalha da seguinte maneira: ele escreve uma primeira versão da história, abandona o trabalho por algumas semanas e volta para uma segunda revisão. Nesta revisão, ele acrescenta ou retira trechos do texto, modificando o que bem entender. Com essa segunda versão pronta, ela é mandada para a editora, onde o publicista e dois revisores de confiança de King (sua secretária e uma amiga) leem o novo texto, apontando erros de grafia ou talvez de gramática, e também onde a história ficou mal explicada, sem nexo, ou frases ficaram jogadas (afinal o fluxo de pensamento sempre é mais rápido do que a velocidade de digitação). Depois dessa revisão, King normalmente faz novas alterações  (baseadas no que a revisão anterior apontou), e entrega a versão final do livro. Essa versão final é lida por outras quatro ou cinco pessoas, e depois passa pelo processo de editoração. Isso leva normalmente de quatro a cinco meses, dependendo da extensão do livro.

Por fim, com a revisão final pronta e a editoração completa, é impresso um número limitado de Proofs (livros que são enviados para um grupo de pessoas, para avaliação e criação de resenhas sobre a nova história, normalmente essas pessoas são chefes de revistas de literatura, jornais, e outros meios de imprensa semelhantes). Caso algum erro seja apontado nessas Proofs, estes são corrigidos e ocorre a produção das ARCs – Advanced Reader Copy – ou cópia do leitor adiantada, e essas são consideradas as primeiras versões do livro “final”, embora não possuam a arte de capa e contracapa.

Todo esse processo leva em torno de 8 meses, então poderemos esperar Dr. Sleep para o final do ano que vem, ou quem sabe para o meio do ano.

E para terminar, um comentário do King para Dr. Sleep:

Os críticos tem sido muito gentis em relação ao 11/22/63, e eles dizem que eu estou me afastando de toda aquela coisa do terror. Eles não vão saber o que os acertou com Dr. Sleep. Esse é um livro extremamente assustador.”

Luis

Fã de King desde 2002, leitor compulsivo e colecionador.

More Posts

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

2 Responses to “Novo livro, “Dr. Sleep” está terminado!”

  1. @cyberlivingdead disse:

    Na verdade King nunca foi especificamente um escritor de terror, percebo ele como um escritor completo. Temos diversos exemplos de histórias dele que não são de “terror”, eu nunca me atenho somente ao “terror” presente nos livros dele…essa visão soturna nos livros dele são apenas a cobertura dos bolos, no recheio (no centro da trama) sempre orbitam temas diversos. Por exemplo: “It”, além de ter sua dose de terror, é uma história sobre amizade, sobre enfrentar medos, lealdade etc. Enfim, King fala muito mais do que de terror em suas histórias mas alguns críticos são dotados de uma visão demasiadamente fechada.

  2. Edilton Nunes Edilton disse:

    Concordo! Os melhores livros dele não são de terror.

Deixe seu comentário