Durante a infância de Roland Deschain a era de Arthur Eld era tratada como a Era de Ouro da Terra Média. De acordo com as lendas os homens de Eld eram mais corajosos, as mulheres mais amáveis e a sociedade em si era mais justa. Montado no seu garanhão branco, Llamrei, e brandindo sua espada, Excalibur, Arthur estava sempre indo em aventuras das quais ele inevitavelmente voltava vitorioso. Durante o seu reinado que durou setenta anos, o rei ancião levou os bandidos para o deserto e massacrou os mutantes devoradores de homens. Ele matou a grande serpente Saita e domou as bestas voadoras que soltavam fogo de Eld. Na liderança de Arthur a boa tecnologia deixada pelos Antigos foi revitalizada, enquanto as armas deles foram ou desmanchadas ou destruídas. Portanto, o recém batizado reino de Todo-Mundo aproveitou a mágica das luzes, das fábricas de gelo e dos geradores de calor sem medo de futuros desastres biomecânicos ou nucleares. Que era de milagres devia ter sido!

    Mas recontando tais feitos heróicos das glórias de Eld, os cidadãos nostálgicos do Mundo Médio esqueceram como a vida era difícil no primeiro milênio depois do grande cataclisma. Durante esses anos envenenados os cidadãos de Todo-Mundo lutaram para criar uma sociedade melhor e devolver a ordem a uma terra sem lei, mas houve muitos obstáculos menos tangíveis que não poderiam ser superados por espadas, arcos ou pistolas. Nesses tempos de "era uma vez" o veneno do povo antigo ainda manchava o ar, solo e água, e até mesmo o doce néctar das abelhas selvagens frequentemente provou ser tóxico.

    No ano em que Arthur Eld foi coroado Rei de Todo-Mundo (all-World), a maioria das mulheres humanas não podiam ter filhos. As poucas que conseguiam engravidar davam a luz a bebês deformados ou mortos. Cerca de quatro em cada cinco bezerros empurrados para fora de suas mães tinham pernas extras ou olhos extras, e a maior parte de sua carne era tão defeituosa que não podia ser comida. O mesmo aconteceu com galinhas, porcos e colheita de cereais. Embora os vilarejos e cidades estivessem protegidos dos bandidos, quase não nasceram bebês saudáveis e as pessoas passaram fome. Embora Arthur e sua corte continuassem a adoração a Gan e aos Guardiões dos Feixes - aqueles espíritos que mantinham vivo o espírito da Torre Negra e que supervisionavam a manutenção do tempo/espaço continuo - as pessoas comuns perderam gradativamente a fé. Em suas mentes, Gan e os Guardiões tinham se esquecido delas.

    Na cidade de Brockest, situada no coração das regiões fronteiriças, a população tinha deixado de adorar os deuses há muito tempo tão venerados nas cidades. Eles precisavam de uma religião, uma que focalizasse na fertilidade dos campos, mas que deuses eles poderiam chamar? Como eles poderiam rezar a Besa ou Búfalo Estrela, Oriza ou Seminon, S'Mana ou a Velha Mãe se até mesmo o espírito vivo da Torre Negra os tinha abandonado? Para evitar desespero, o ancião de Brockest decidiu convocar um conselho. Todas as cidades das regiões fronteiriças deveriam enviar um representante para o Corredor de Reunião deles, e juntos eles decidiriam como proceder.

    “Ali... moldado pelo brilho nebuloso do dia ficava um mago de grande barba cinzenta que se chamava Maerlyn.”

    Um por um, montando magros burros mutantes ou viajando a pé, os representantes de pó chegaram de toda parte das regiões fronteiriças. Pela primeira vez, as ruas barrentas de Brockest estavam abarrotadas como nunca, entretanto essa multidão estava cansada, magra, e desanimada. Os homens e mulheres nos capotes e chalés esfarrapados entraram no Corredor de Reunião, muitos deles tossindo ou mancando.

    Uma vez que o último visitante tinha se colocado no plano de bancos de madeira, o líder eleito da cidade - usando calças tão murchas e remendadas que não soube de que cor elas tinham sido originalmente tingidas - fechou a porta e caminhou à frente do corredor. Tossindo, liberando o pigarro e clareando sua garganta, ele deu boas-vindas aos representantes e então começou sua fala.

    Como todos eles sabiam, as pessoas das regiões fronteiriças se mantinham na extremidade do mundo perto do mar levantando da magia primordial conhecida como o Primal. Tão longe eles estavam dos baronatos do Arco Interior que eles tinham sido esquecidos por todo o mundo, até Gan, deus da Torre Negra. Estavam por conta própria, como eles sempre estiveram, e sua única esperança de sobrevivência era achar um modo de encorajar novamente o crescimento da terra. Mas antes que o orador ancião pudesse compartilhar seus pensamentos de como isto poderia ser feito, a porta do Corredor de Reunião voou aberta com um estrondo alto, e a congregação assustada virou suas cabeças para ver quem tinha entrado.

    Posicionado lá no alpendre lascado do corredor, moldado pelo brilho nebuloso do dia, estava de pé um mago alto, de barba cinzenta que se chamava Maerlyn. Este mago falou para as pessoas que ele tinha vindo como representante ao conselho deles, entretanto as pessoas que tinham o enviado não eram humanas. Ele viria falar para os seus próximos vizinhos, as pessoas do Primal, que desejava oferecer algum conselho.

    De acordo com Maerlyn, os deuses tradicionais do Mundo Médio estavam despertos. A Torre Negra pendeu para um lado em suas fundações que quebraram, o Feixe falhou, e Lady Oriza vagou para a terra, enquanto estava sangrando e cega. As únicas deidades agora fortes o bastante para ajudar eram os deuses bravos quem ajudaram o Povo Antigo e eles o tinham adorado. Estas divindades famintas eram conhecidas como Can-char, e eram os deuses da morte.

    Se as pessoas das regiões fronteiriças estivessem sérias sobre aliviar sua miséria, eles teriam que pagar o preço. Uma vida dada para uma vida levada - esse era o modo do universo. Quando a primeira tribo do Mundo Médio começou a cultivar a terra, eles concluíam cada estação de colheita oferecendo o coração de um homem, enquanto ainda batia, para os deuses das pedras Druidas. Antes que eles ficassem tão vãos que adorassem nada mais que sua própria tecnologia, o Povo Antigo tinha assegurado a fertilidade dos seus campos queimando um membro de sua tribo em uma fogueira de colheita e oferecendo a carne assada aos deuses da Colheita.

    Se os folkens fossem se lembrar dos modos mais antigos e sacrificar um ser humano ao Can-char, então a fome de deuses da morte seria satisfeita. E como dormiriam alegremente esses deuses, os bebês nasceriam novamente; as colheitas cresceriam. Seguramente uma vida não era tanto muito para questionar.

    Horrorizado o povo das regiões fronteiriças se recusaram a fazer como Maerlyn sugeriu. Maerlyn somente encolheu os ombros. Mas quando ele caminhou para fora de Brockest para sua caverna nas costas do Primal, ele sorriu sozinho. A semente envenenada tinha sido plantada. Tudo que precisava era tempo para brotar. Cedo o bastante, o povo do Primal festejaria nos corpos dos mortos humanos queimados.

    Naquele outono, as pessoas das regiões fronteiriças cortaram a garganta de um bezerro recém-nascido e ofereceram isto para Lady Oriza de forma que as colheitas cresçam. Eles sacrificam um touro a S'Manna na esperança da vida e um recém-nascido seria poupado tal sofrimento constante. Eles deram cestas de raízes afiadas à deusa Chloe e despejaram barris de Graf sobre os campos para agradar os espíritos da Força, mas sem proveito.

    Nenhum broto verde apareceu na primavera e as névoas venenosas do outono exterminaram os poucos potros novos nascidos pelas éguas enviadas das regiões fronteiriças. Outra colheita fracassada seguiu, e então outra. Depois de quatro anos de ruína, sofrendo de fome, o povo desesperado pensou novamente naquilo que o mago Maerlyn tinha então contado.

    Terrível como era, eles suspeitaram que Maerlyn tivesse razão. Lady Oriza estava morta; Gan e os Guardiões estavam mortos. Só os Can-char permaneciam triunfantes. Os deuses da morte teriam que ser alimentados, e a alimentação já não parecia mesmo tão terrível. Depois de enterrar tantas esposas e mães, filhos e irmãos, um sacrifício a mais não parecia um preço tão grande a pagar para salvar o resto da população. Afinal de contas, quantos milhares morreriam se a terra não começasse a render novamente?

    Duas noites antes do festival da Colheita, os cidadãos ainda suficientemente fortes viajaram caminhando para dentro das florestas mortas das regiões fronteiriças e acharam uma árvore de madeira fantasma cujo coração também não estava apodrecido. Derrubando e tirando seus ramos eles puxaram de volta para a aldeia de Brockest onde eles cavaram um buraco e plantaram no chão de forma que isto se levantava diretamente, como um dedo que aponta acusadoramente ao céu. Ao redor deste tronco morto eles empilharam os ramos da madeira fantasma como também samambaias secas e folhas velhas. Quando eles tinham terminado suas preparações, eles estavam novamente de pé e consideraram o que tinham feito. O que tinha sido uma vez uma árvore de madeira fantasma sagrada era agora algo nem um pouco sagrado, entretanto muito mais terrível. Era uma Árvore de Charyou. Agora tudo aquilo foi deixado para escolher o sacrifício.

    Dezoito anos previamente, o povo de Brockest tinha dado boas-vindas a três novos bebês no mundo. Um deles teve um "pé de clube" (clubfoot), outro nasceu com um braço, mas o terceiro era fisicamente perfeito. Embora a esta terceira criança tivessem sido dadas boas-vindas com gritos de alegria, as pessoas perceberam logo que enquanto as duas primeiras crianças eram rapidamente inteligentes e instruídas, a terceira criança - porém forte como um boi de linha - era incapaz de aprendizagem de qualquer coisa. Este menino parecia tão belo, mas tão impossível de ensinar, que os aldeões decidiram dá-lo ao Can-char.

    O fogo queimou durante doze horas, mas o cheiro de carne assada demorou mais tempo. Aquela noite os aldeões sonharam com aquelas gigantes aranhas vermelhas vagando entre suas casas, enquanto seguiam o cheiro de pele queimando. Ao alcançar as cinzas da Árvore de Charyou, as monstruosidades cabeludas, providas de oito pernas lutaram uma com a outra em cima dos fragmentos de osso carbonizado.

    Aquela primavera, pela primeira vez desde que o Grande Envenenamento tinha feito das regiões fronteiriças um solo improdutivo e tóxico, os campos enverdeceram com uma abundância de brotos novos. Pelo fim do verão, tiveram nascido dois bebês saudáveis. O festival da Árvore de Charyou tinha funcionado, ou assim pensavam as pessoas. A palavra se esparramou ao longo do reino, e antes do outono seguinte, vítimas da Colheita queimaram ao longo de Todo-Mundo.

    Embora as colheitas ainda falhassem e animais de mutante e bebês continuassem nascendo, a fé das pessoas na Árvore de Charyou era inabalável. Quando as colheitas eram boas, os deuses eram agradecidos com uma única vítima, mas quando eles estavam pobres, os cidadãos aumentavam seus sacrifícios. "Árvore de Charyou" as pessoas cantaram "Morte para você, vida para a colheita". Os fogos da Colheita queimaram tão quentes que as famílias vítimas da Árvore de Charyou temeram que isso tivesse chamas famintas que nunca seriam saciadas. Eles estavam errados, mas levaria o nascimento de algo verdadeiramente vil para extingui-los.

    Continua na Parte 2

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    Escrito por:
    Robin Furth
    Ilustrado por:
    Richard Isanove
    Tradução e adaptação:
    Yasmin Deschain

LÍNGUA SUPERIOR

Aprenda alguns termos usados pelos personagens. Afinal, um pistoleiro que se preze deve saber a Língua superior.

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Leia um pouco mais sobre a importância desse numero na saga "A torre negra" Aqui.

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