Antes/Depois: Você sabe quem é o homem da foto?

timcurry

Muitos atores conhecidos fizeram parte de algumas adaptações de Stephen King para a telona, entretanto, alguns deles ficaram parcialmente no anonimato, escondidos por trás de uma extensa camada de maquiagem, necessária para que se interpretasse o personagem. É o caso por exemplo de Tim Curry. Tim foi o homem responsável por dar vida no cinema ao… palhaço Pennywise (Parcimonioso) do livro “IT” (A Coisa) no filme “IT” (IT – Uma obra prima do medo) de 1990.

Biografia

Timothy “Tim” James Curry é um ator inglês que nasceu em Grappenhall, Warrington, em 19 de abril de 1946. Filho de James, um capelão metodista da Marinha Real Britânica e de Patricia, uma secretária escolar, Tim passou a frequentar escola Kingswood, em Bath, após a morte de seu pai em 1958. Lá teve acesso a uma vasta quantidade de hinos religiosos e acabou por desenvolver uma grande habilidade como jovem soprano.

Tim Curry como "Pennywise" em "IT" (1990)

Tim optou pela carreira de ator e formou-se na Birmingham University em Inglês e Artes Dramáticas. Entre seus papeis mais conhecidos pelo publico brasileiro estão: Sr. Hector em “Esqueceram de mim 2”, Cardeal Richelieu, de “Os três mosqueteiros” (1993), Gomez Addams em “O retorno da família adams” (1998), Roger Corwin de “As Panteras” (2000), Professor Oldman em “Todo mundo em pânico 2” (2001), além, é claro, do palhaço Parcimonioso em “IT – Uma obra prima do medo” (1990). Tim também emprestou sua voz para diversos personagens de desenho animado, tais como: Príncipe em “Gartfield 2” (2006), Yegor em “Os mosconautas no mundo da lua” (2008), o Rei dos Ratos em “Barbie em O Quebra Nozes” (2001), Ben Ravencroft em “Scooby-Doo e a Bruxa Fantasma” (1998), e inúmeros outros.

Sobre Pennywise: Pennywise ou Parcimonioso é uma criatura sobrenatural, capaz de mudar de forma e que se alimenta do medo das crianças na história que se passa na cidade fictícia de Derry, no livro “IT” (A Coisa), de Stephen King.

King não é muito claro sobre a origem do personagem. O que se sabe é que ele aparentemente se originou de um vázio ao redor do universo, um lugar que ele se refere no romance com “Macroverso”, um conceito similar ao “Todash” abordado nos livros da série A Torre Negra. É mais comumentemente conhecido por Pennywise ou Bob Gray (em vários pontos do romance ele afirma que seu verdadeiro nome é Robert Gray) e é batizado de “IT” pelo grupo de crianças de Derry. Sua forma verdadeira também nunca foi muito esclarecida, sendo que a de palhaço é a mais usada por ele (exibindo suas garras e dentes enormes quando persegue criancinhas) e sua forma final no reino físico é a de uma aranha fêmea gigante. Essa forma de aranha é o mais próximo possível que a mente humana pode chegar de sua aparência real, já que sua forma real existe em um reino que fica além das fronteiras físicas de nosso mundo, numa área além da borda do universo que ele chama de “luzes da morte”.

Curiosidades

  • Como compositor/cantor, Tim excursionou nos EUA e Europa com sua própria banda e lançou quatro álbuns.
  • Além de ter uma carreira bastante ativa na televisão, cinema e teatro, ele é um ator bastante procurado pela industria fonográfica. Sua voz marcante pode ser ouvida em mais de uma duzia de audiobooks.
  • É conhecido por interpretar vilões crueis e sádicos.
  • Foi a segunda escolha para o papel de Coringa no “Batman” (1989) de Tim Burtom.
  • Recusou o papel de Mitzi em Priscill
    a, a Rainha do Deserto (1994)
  • Ganhou três indicações ao prêmio Tony, o primeiro em 1981 como Melhor Ator (Play) para retratar o personagem título Wolfgang Amadeus Mozart em “Amadeus” – o segundo em 1993 como Melhor Ator (Musical) para “My Favorite Year” – eo terceiro em 2005 de Melhor Ator (Musical) por seu papel de Rei Arthur em “Spamalot”.
  • Em uma entrevista Fresh Air, em 2005, ele relatou encontro da princesa Diana . Descobriu-se que ela era um grande fã de The Show Rocky Horror Picture (1975), ela lhe disse: “Obrigado por completar minha educação.”.
  • Participou de um teste para o papel de juiz Doom em “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988), mas foi rejeitada na audição por ser muito assustador.
Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

3 Responses to “Antes/Depois: Você sabe quem é o homem da foto?”

  1. @cyberlivingdead disse:

    Realmente interpretar um personagem de King deve ser um grande peso, imaginar a quantidade de pessoas que irão “cobrar” na atuação. A interpretação dele como Pennywise na minha opinião não deixou a desejar.

  2. Mariana Diaz disse:

    Gente… morria sem saber q ele q fazia o Parcimonioso! kkkk
    O.o Nem imaginava.

  3. Edilton Nunes Edilton disse:

    kkkk… Eu só descobri quando vi o nome dele na ficha técnica do filme rs

Deixe seu comentário