Baú do Stephen King: “Before the Play”, conheça o prólogo perdido de” O Iluminado”

tvguide-cover

Before the Play é o prólogo perdido de O Iluminado. Durante a edição do livro, esse capítulo foi integralmente cortado, para manter um baixo valor no preço total do livro. Neste mesmo processo de edição, um epílogo chamado After the Play, também foi cortado do livro final. O conteúdo deste epílogo é desconhecido até hoje.

O prólogo original de O Iluminado foi publicado na revista Whispers em 1982. Como promoção para a mini série televisiva de O Iluminado, Stephen King permitiu a republicação de uma versão com cortes desde prólogo, na revista TV Guide. Os cortes foram feitos para retirar algumas cenas consideradas impróprias para o público da revista, e pelo menos dois capítulos do prólogo foram completamente removidos…

Stephen King explica o motivo da publicação desse prólogo na revista TV Guide:

Uma novela para a televisão é , na verdade, uma peça com dois, três ou quatro atos, apresentados em diferentes noites. Isso foi de enorme ajuda na adaptação de O Iluminado para a TV, porque no primeiro rascunho do livro, a história fora construída como uma peça teatral. Ainda era um romance, e escrito em prosa, ao invés de diálogo, mas ao contrário de cinco partes diferentes (o qual é o formato do livro, quando lançado), ela estava dividida em cinco atos, assim como as peças de Shakespeare (e aí esta um cara que provavelmente apreciaria uma grande minissérie assustadora!).

Quando eu terminei o livro, eu escrevi um prólogo chamado “Before the Play”, e um epílogo chamado “After the Play”. Um versão totalmente editada do epílogo permaneceu no livro (no último capítulo do livro, e completamente diferente do final da minissérie), mas “Before the Play”, que continha um número de estranhos eventos do passado do Hotel Overlook, foi cortada para não deixar o livro crescer.

De qualquer forma, havia umas coisas bem assustadoras atrás das cortinas, e eu estou feliz de ver o melhor delas republicada aqui. Se você conhecer o livro ou não, esse conto é um ótimo tira-gosto para a minissérie da ABC. Aproveite agora… mas talvez um pouco menos, mais tarde.

Você sabe. Quando as luzes se apagarem.

Ilustração na revista “The Guide”

 Before the Play consiste em cinco histórias, ou cinco ‘cenas’, nas quais aprendemos algo a mais sobre a história do Hotel Overlook e da família Torrance. A primeira cena lida com a construção do hotel, em 1907, por Bob T. Watson, até meados de 1922, quando o hotel é vendido para dois irmãos. (Esse capítulo foi completamente excluído na versão da revista TV Guide).

 A segunda cena é sobre Lottie Kilgallon, uma recém casada, passando a lua de mel no Overlook, que vem tendo pesadelos desde o início de sua estadia no hotel.

A terceira cena narra a história de Lewis Toner, contador e amante do dono do Overlook, Horace Derwent. Depois do grande baile de máscaras, no qual ele é humilhado, estando fantasiado de cachorro e entretendo os outros hóspedes, ele vai para seu quarto, esperando esquecer de tudo o que tinha acontecido. (Esse capítulo foi excluído da versão na revista TV Guide, provavelmente por causa do seu conteúdo sexual)

Ilustração da revista “The Guide”

A quarta cena volta para o verão de 1953, com um Jacky Torrance de seis anos de idade, e seu pai, que volta bêbado para casa e acaba agredindo seu filho.

A quinta e última cena descreve um atentado mafioso que matou três pessoas na Suíte Presidencial do Overlook.

Incrivelmente, é uma surpresa King não ter incluído essa história (mais precisamente uma reunião de cenas) em uma de suas coleções de contos. Before the Play é uma valiosa adição para o mito do Hotel Overlook, oferecendo mais detalhes sobre o passado de uma das personagens mais memoráveis de todo o trabalho de Stephen King.

Existe a possibilidade desse prólogo ser lançado numa edição futura de O iluminado (talvez uma edição de aniversário?), porém, enquanto isso não acontece, cliquem aqui para ler essa surpreendente história, que os levará de volta ao Overlook.

Para aqueles que nunca leram O Iluminado, não se preocupem, podem ler Before the Play sem problemas com spoilers, para os que já leram o livro, diversas curiosidades e conexões ficarão bem claras entre essa história e o romance.

Fonte: Baú do Stephen King

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

4 Responses to “Baú do Stephen King: “Before the Play”, conheça o prólogo perdido de” O Iluminado””

  1. Lana Francielle Lana disse:

    Já estou lendo e adorando para variar.
    Eu assisti o filme (as duas versões) tantas vezes, que jurava que já tinha lido o livro, e quando descobri o engano, fui “correndo” e já providenciei a compra. Porém quando chegou a confirmação pelo e-mail, vi que era edição de bolso..disseram que apesar do formato, trata-se de versão sem cortes, espero que seja verdade…

  2. […] romance e sobre a família Torrance (mais detalhes e o capítulo inteiro traduzido podem ser lidos aqui). Fico na torcida para que seja algo de qualidade, ao invés de mais um caça-níquel para a […]

  3. […] the Play” (confira mais detalhes e a tradução do prólogo em nosso post especial, clicando aqui), que conta um pouco mais sobre a história do passado do Overlook Hotel, o hotel mal assombrado […]

  4. […] “Before the Play”, conheça o prólogo perdido de” O Iluminado”. (Stephen King Brasil) […]

Deixe seu comentário