Especial “Sob a Redoma”: Platinum FMD, o estúdio Brasileiro por trás da capa do novo livro de S.K

arte01

Apesar de já ter se tornado uma as capas clássicas (e mais elogiadas, além de merecidamente premiada) dos livros de King, poucos sabem que a empresa responsável pela confecção da imagem que ilustra o novo livro dele no Brasil, “Sob a Redoma”, é na verdade Brasileira…

A Platinum FMD é um estúdio de criação e manipulação de imagens digitais que vem se destacando bastante nos últimos anos, tanto a nível nacional quanto internacional e que já tem uma tradição de mais de vinte anos no mercado. Fundado em 1991 pelo então estudante de fotografia Leonardo Vilela, o estúdio utiliza de diversas técnicas (Ilustração, 3D, CGI) perfeitamente mescladas, para conseguir resultados incríveis em seus trabalhos. Ao lado de Leonardo também está o Designer Gráfico e Artista Digital Flavio Albino (que viria a assumir a pós-produção do estúdio em 1997) e o ilustrador Luciano Honorato (que em 2001 se juntaria a equipe, adicionando o 3D ao processo criativo)

Arte conceitual da capa de “Sob a Redoma”

Operando hoje com uma equipe de 13 talentosos artistas a Platinum FMD segue conquistando o merecido reconhecimento nacional e internacional, tendo, inclusive, uma de suas imagens exposta permanentemente no famoso Museu do Louvre, além de colecionar diversos prêmios como:  cinco Leões em Cannes, três NY festival Clios, três prêmios do Festival de Londres e duas medalhas de ouro no EPICA premier da Europa Creative Awards.

Em sua página no facebook os responsáveis pela criação da imagem que ilustra a capa de “Sob a Redoma” (que também trabalharam na criação da imagem do oitavo livro da série “A Torre Negra”, “The Wind Through The Keyhole”)  falaram um pouco mais sobre como foi o processo de criação da capa:

No dia 14 de janeiro de 2009 recebemos um e-mail de nosso agente em NY dizendo que Stephen King era fã do trabalho da Platinum e queria que fizéssemos a capa do seu novo livro Under the Dome. Em anexo veio o sketch do próprio Stephen king com a idéia para a capa: uma cidade envolta em um domo invisível com um homem na frente. 

Aceitamos o trabalho sem pestanejar. Afinal, era Stephen King, o mestre do terror na literatura moderna!

Segundo estágio da arte

O primeiro passo foi ler o manuscrito e descobrir quem era aquele homem no desenho de Stephen King, mas ninguém soube dizer. Foi quando resolvemos perguntar para o nosso agente: “Homem? Que Homem? Aquilo é um cachorro!” Ok, o mestre do terror pode ser um excelente escritor mas é melhor deixar o concept com a gente.

Terceiro estágio da arte

Terceiro estágio da arte

Reunimos a galera e fizemos um concept caprichado com as idéias do Sr. King e outras sugestões nossas, como o acidente de avião. Afinal, a Platinum adora uma imagem dramática.

Quarto estágio da arte

Outra coisa que sugerimos foi de não revelar nada na capa, apenas na quarta capa que vemos o avião batido e etc. No final das contas foi um trabalho em conjunto. A gente ia fazendo coisas e ele ia sugerindo outras durante o processo. O resultado ficou tão bom que recebemos o Prêmio de Fotografia da revista PDN na categoria Corporate Design de 2010.

Versão final da capa em inglês

Equipe Platinum FMD

Leonardo Vilela: Supervisor de Fotografia
Flavio Albino: Artista e Supervisor de Pós Produção e Pesquisa de Imagem
Beto Campos: Concepção de imagem, Pós Produção e Pesquisa de Imagem
Flavio Teixeira: Pós Produção
Luciano Honorato: Supervisor de CGI
Fabio Bispo: Artista de CGI
Milton Menezes: Pós Produção
Rafael Vallaperde: Artista de CGI
Dempsey Gaspar: Coordenador do Projeto

Aproveite e visite os outros posts do nosso “Mês Especial Sob a Redoma” clicando aqui.

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

8 Responses to “Especial “Sob a Redoma”: Platinum FMD, o estúdio Brasileiro por trás da capa do novo livro de S.K”

  1. […] para o Talk Times sobre o novo livroPersonagem do dia: Samantha BusheyEspecial “Sob a Redoma”: Platinum FMD, o estúdio Brasileiro por trás da capa do novo livro de S.K. /* Tweet Postado em Sob A Redoma « News: Morre o ator Michael Clarke Duncan […]

  2. Sukita disse:

    Eles estão de parabéns, a capa é muito linda.

    “Homem? Que Homem? Aquilo é um cachorro!” eu tive que ri. rarara

  3. Edilton Nunes Edilton disse:

    kkkkkkkk eu também não me contive nessa parte rsrs

  4. Ron disse:

    A capa ficou muito boa! Que bom saber que foi feito por um estúdio brasileiro.

  5. Pierre disse:

    Sempre achei linda essa capa, parabéns à equipe (brasileira!!)responsável pela obra. E o melhor: a capa original será mantida na edição da Suma das Letras.

    Edilton, obrigado pelos ótimos artigos do site.

  6. Edilton Nunes Edilton disse:

    Que bom que está curtindo o site Pierre. Fico muito feliz! =D Também achei lindona essa capa. A Suma bem que podia passar a adotar as capas originais não é? Seria bacana. Abração!

  7. Edilton Nunes Edilton disse:

    Dá até um certo orgulho não é Ron? rsrs

  8. […] (e brasileira) de Sob a Redoma foi feito por uma empresa brasileira, a Platinum FMD. Saiba mais aqui sobre o processo de criação da capa, lindíssima. (fonte: […]

Deixe seu comentário