Livro da Semana: “O Talismã”

Título Original: The Talisman
Título Traduzido: 
O Talismã
Ano de Publicação:
 1984
Data de Publicação nos EUA: 
14/11/1983
Personagens Principais: 
Jack Sawyer, Lobo, Morgan Sloat, Parker, Lily Sawyer
Adaptação: 
Disponível no Brasil por: Suma de Letras (Objetiva)

Sinopse

Jack Sawyer, um garoto de 12 anos, está prestes a iniciar uma jornada fantástica: a empolgante e assustadora busca de um talismã. Jack sabe que correrá muitos riscos, que terá sua coragem e resistência física testadas a cada segundo, mas vai lutar até fim: de seu sucesso depende a vida de sua mãe…

Para atingir sua meta, Jack terá que lutar contra um inimigo furioso e cruel que está disposto a fazer qualquer coisa para destruí-lo e atravessar não apenas os Estados Unidos de costa a costa, mas também os Territórios, uma região assombrosa e ameaçadora.

Onde ficam os Territórios? Como chegar a esta região fantástica e mítica que não pode ser alcançada de modo comum? Em que plano de existência se situa esse mundo tão intrigante quanto a Atlântida? Jack vence estes mistérios ao atravessar para os Territórios. Aí, descobre a desconcertante existência dos “Duplos”, reflexos de pessoas que conhece na Terra, como a Rainha Laura, o “Duplo” de sua mãe, que também está com a vida por um fio.

Jack não tem muito tempo e é longa a viagem. A cada passo de sua jornada, precisa enfrentar inimigos perigosos que o perseguem nos dois mundos. No entanto, ele persiste, pois só terá sossego quando o valioso talismã estiver em suas mãos.

Sinopse Detalhada*

O livro narra as aventuras de Jack Sawyer, um garoto de 12 anos que, para salvar a vida de sua mãe (que está com câncer), parte numa jornada de costa a costa dos Estados Unidos procurando um artefato chamado ‘O Talismã’. O interessante no livro é a existência de um mundo paralelo ao nosso, chamado de ‘Os Territórios’ – um estranho mundo fantástico em que as personagens têm ‘Duplos’. Suas mortes e nascimentos geralmente coincidem, mas há casos raros (como o caso de Jack Sawyer) de pessoas que morrem em um mundo e não no outro, o que os dá a possibilidade de ir e voltar entre os dois mundos, se souberem como. Jack é ensinado a como fazê-lo por um personagem enigmática, Parker. Não só a vida de sua mãe está em jogo, mas também a da rainha dos Territórios – ‘Duplo’ de sua mãe. Não bastassem as surpresas desse novo mundo e a vida de andarilho, Jack terá ainda que correr contra o tempo para chegar ao outro lado do país, pois está sendo perseguido por Morgan Sloat, pai de seu melhor amigo Richard e antigo sócio do falecido pai.

Em certo momento, ele irá se deparar com Lobisomens, conhecidos simplesmente como Lobos, que habitam os Territórios e não são os tradicionais assassinos selvagens, mas podem mudar de forma à vontade e geralmente são pastores ou guarda-costas. Um lobo de 16 anos, chamado simplesmente de Lobo, é jogado nos Estados Unidos acidentalmente por Jack e acaba se tornando seu guarda-costas e companheiro. Lobo não é muito inteligente, mas é carismático e gentil. Esse personagem deixará aos leitores do livro uma célebre frase, “Lobo! Oh, Lobo!”.

Ao dividir a história entre os Territórios e o familiar EUA, King e Straub constantemente jogam Jack do fogo para a frigideira, já que ele escapa de uma situação ameaçadora para outra. Acompanhado de Lobo e – mais tarde – de seu amigo Richard, Jack deve pegar o Talismã antes que ele caia nas mãos de Sloat, o temível ex-sócio de seu falecido pai.

Apesar de conter traços característicos dos dois autores, o estilo de Straub se sobressai nesse livro, temperado pelas descrições psicológicas do mestre King.
Existe uma sequência para o livro, Black House, ou Casa Negra, em que Jack está 20 anos mais velho e tenta solucionar uma série de assassinatos.

Há rumores de uma adaptação para o cinema há mais de uma década, porém as últimas informações sobre esse filme datam do início de 2005.

“fonte: Wikipedia

 Capas

 

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

Deixe seu comentário