Os 10 Livros Favoritos de Stephen King

Como todos nós, o mestre também tem seus livros favoritos. Stephen King fez parte de uma seleção de autores que listaria na J. Peder Zane’s o TOP 10 dos livros favoritos.
Vamos à lista com um breve resumo de cada livro:

1 – The Golden Argosy – Uma antologia de textos curtos de escritores como Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo)  e O. Henry (um dos maiores contistas americanos). Não possui título no Brasil.

2 – The Adventures of Huckleberry Finn (Mark Twain) – As aventuras de Huckleberry Finn é uma obra publicada em 1884. Conta a fuga de um escravo pelo rio Mississippi.  O livro causou bastante polêmica por tratar de racismo e criticar a ignorância e brutalidade humana…

3 – The Satanic Verses (Salman Rushdie) – Versos Satânicos, uma obra editada em 1989, conta a história de dois indianos que sobrevivem a queda de um avião abatido por terroristas. Após sobreviverem, um deles desenvolve cascos, chifres e um rabo e o outro cria uma espécie de auréola e sonha em conhecer Maomé. É claro que o livro causou uma polêmica enorme, já que conta a história islâmica de maneira romanceada e bem fantasiada. Foi proibido em vários países e queimado em outros. No Irã foi onde teve a reação mais forte, ofereceram seis milhões de dólares como recompensa para quem assassinasse Rushdie.

4 – McTeague (Frank Norris) – Com o título no Brasil McTeague: uma história de S. Francisco, o livro conta a história de McTeague, um dentista um tanto idiota que perde sua clínica e cai na pobreza. O livro carrega os piores sentimentos humanos, como ganância, inveja e avareza. Foi publicado em 1899 e ganhou uma adaptação para os cinemas em 1924.

5 – Lord of the Flies (William Golding) – O Senhor das Moscas é um título bastante conhecido. Publicado em 1954 deu o prêmio Nobel a Golding em 1983. A história se passa em uma ilha, onde alguns jovens passam a viver depois que a cidade onde viviam foi atingida por uma bomba atômica. Esses jovens são obrigados a criar uma nova civilização e tomar decisões como, por exemplo, quem será o novo líder. Isso só pode acabar em sangue, tragédia, discórdia e terror, né? Foi adaptado para o cinema em 1963 e ganhou um remake em 1990.

6 – Bleak House (Charles Dickens) – Conhecido no Brasil como A Casa Soturna aponta para a lentidão dos processos judiciários na Inglaterra. O processo é sobre uma herança da família Jarndyce que dura anos, e nos mostra como ele atinge Ester, a protagonista.

7 – 1984 (George Orwell) – Com o mesmo título no Brasil, 1984 foi publicado em 1949. Mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. O protagonista é Winston Smith que é contratado para modificar as notícias repassadas a população. O livro é famoso pelo Big Brother, o Grande Irmão que tudo vê, em uma sociedade onde todas as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades.

8 – The Raj Quartet (Paul Scott) – Quarto volume de uma série, a história começa em 1942 quando a Índia alcançou a independência. Há muitos detalhes históricos e citados de forma bastante rica no livro. A história gira em torno de um caso proibido entre uma garota inglesa e um menino indiano. Não possui título no Brasil.

9 – Light in August (William Faulkner) – Publicado em 1932, conta a história de uma jovem, Lena Grove que está grávida e procura o pai do bebê, Lucas Burch. Circula em torno do preconceito envolvendo a protagonista, mesmo em um tempo em que ele não deveria mais existir. Não possui título no Brasil.

10 – Blood Meridian (Cormac McCarthy) – Esta história segue The Kid, um adolescente fugitivo que entra na Glanton Gang, um grupo que massacra índios, a procura de seu couro-cabeludo, ou melhor, escalpo. Também não possui título no Brasil.  Erro meu. O título no Brasil é Meridiano de Sangue.

Como podemos perceber os livros que conquistaram King, não tem monstros, por assim dizer, mas isso não significa que não há terror. Os livros em sua maioria mostram o terror encontrado dentro do ser humano.

Eu já tinha ouvido falar de alguns e fiquei ainda mais interessada agora. O mestre realmente tem bom gosto.


Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

12 Responses to “Os 10 Livros Favoritos de Stephen King”

  1. @cyberlivingdead disse:

    Mark Twain eu conheço, tenho um exemplar de “As aventuras de Tom Sawyer”, Aldous Huxley conheço e tenho “O macaco e a essência” e “Contraponto”. Todos os outros autores me deixaram ainda mais curiosos. 🙂

  2. Renan MacSan disse:

    Acho muito legal conhecer os gostos dos grandes autores.
    Li 2 dos 10 livros, já é alguma coisa. Outros nem sabia que existiam.

  3. Priscillard disse:

    O amigo @rmacsan me informou que o último livro tem título sim no Brasil, com o nome Meridiano de Sangue. Ótima notícia =)
    Desculpem pelo equívoco -.-

  4. Edilton Nunes Edilton disse:

    O Senhor das Moscas é um dos livros mais legais que já li. Outros dois livros ótimos que não estão nessa lista, mas que ele já recomendou, foram: “As Ruinas” do Scott Smith e “A Passagem” de Justin Cronin (um dos melhores livros sobre vampiros que já li).

  5. @cyberlivingdead disse:

    “As Ruínas” já li e igualmente recomendo!

  6. Edilton Nunes Edilton disse:

    “As Ruínas” é mesmo um dos melhores livros que já li.

  7. Simei disse:

    “As Ruínas” foi um dos piores livros que li na minha vida.

  8. Edilton Nunes Edilton disse:

    Gosto é gosto né!? =)

  9. […] originalmente no blog StephenKing.com.br Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Posted by admin […]

  10. suelyn disse:

    Anotando os que ainda não li.

  11. […]  Os 10 Livros Favoritos de Stephen King. (Stephen King Brasil) […]

  12. Juliana Evangelista disse:

    Vi que ele recomendou um livro. Tava na capa a recomendação, só lembro que é todo vermelho e ele falou super bem. É de terro, eu creio. Alguém sabe qual é?

Deixe seu comentário