Personagens da Semana: Arthur Eld e Os Pistoleiros

A mais lendária figura de toda a história, Arthur Eld é o maior herói do Mundo Médio e o progenitor da Linhagem de Deschain. Por cerca de mil anos após o Grande Cataclisma que destruiu a sociedade dos Grandes Antigos, diz-se que o Eld pegou sua espada Excalibur de uma pirâmide Kashamiana na qual estava enterrada (um feito lendário agora ilustrado em tapeçarias e pinturas pelo Mundo Médio) e a usou para unificar todo o Mundo Completo… sob seu comando. Apesar de ser amplamente difundido que as primeiras armas vistas no Mundo Médio foram aquelas usadas por Arthur Eld, a origem precisa dessas armas permanece um mistério. Alguns sustentam que ele as obteve na mesma pirâmide Kashamiana onde conseguiu Excalibur, enquanto outros argumentam que as armas foram um presente da própria Torre Negra, cedidas para o Eld em troca de sua alma. Ainda há outra lenda dizendo que o Eld derreteu a lâmina de Excalibur para criar as peças metálicas de seus revólveres.

Séculos após o Grande Cataclisma que irradiou o Mundo Médio e devastou a sociedade dos Antigos (um resultado de sua tentativa de destruir a Torre Negra, o centro mágico do multiverso), Arthur Eld emergiu como um jovem guerreiro renomado por suas proezas no campo de batalha e sua capacidade de inspirar grandeza nas pessoas. Durante esse tempo de luta, clãs familiares itinerantes forjaram tratados e se uniram em baronatos, e os líderes dos baronatos colaboraram para formar o início da Afiliação. A tecnologia benéfica deixada para trás pelos Grandes Antigos, como lâmpadas, geladeiras e aquecedores, foram revitalizados e colocados em uso. Unidos sob Arthur Eld, o povo do Mundo Médio lutou contra os bandidos e mutantes que infestavam a sociedade civil emergente. Usando seus recém-forjados revólveres de cabo de sândalo, o Eld triunfantemente liderou seus seguidores contra o caos perpetrado pelo mago Maerlyn e o Primal, o caos mágico primordial que existiu antes do início dos tempos. Com a ordem novamente restaurada ao mundo, Arthur Eld foi coroado o novo Alto Rei do Mundo Completo na renovada cidade de Gilead.

Ladyofthelake

Arthur Eld recebendo suas armas.

O reinado do Eld como Senhor do Mundo Completo lançou uma Era de Ouro de prosperidade que nunca havia sido vista e não se repetiu desde então. Em sua coroação, o novo Alto Rei jurou pela sua vida e as vidas de seus descendentes que protegeria a Torre Negra para que outro Grande Cataclisma nunca ocorresse. Centenas de lendas modernas são baseadas em Arthur Eld, muitas das quais se contradizem. De acordo com uma lenda, o Eld na realidade caçou os Grandes Antigos e foi o primeiro rei a governar após o Primal retroceder na formação do multiverso. Em outra legenda, considerada duvidosa por muitos, o reino do Eld começou a se consolidar quando, durante seu banquete de coroação, o mago demoníaco Maerlyn e outros seguidores do Primal chegaram sem serem convidados, trazendo presentes. Especificamente, Maerlyn ofereceu ao Eld as treze esferas videntes que ele havia criado do Primal. Enquanto as festividades continuavam, porém, Maerlyn e seus associados revelaram sua verdadeira natureza e atacaram vários membros da corte de Arthur, que estavam inebriados por um encantamento de Maerlyn. Apesar de Arthur ter sobrevivido ao ocorrido, ele eventualmente (sem saber) impregnou a Rainha Rubra, uma das Grandes insectóides que estava aliada com Maerlyn. Enquanto isso, o principal conselheiro de Arthur, Sir Kay Deschain, foi morto tentando proteger seu rei da insaciável Rainha Rubra. Dentro de um ano, a Rainha Rubra deu luz ao Rei Rubro, o vilão parte aracnídeo gerado por Arthur, enquanto a esposa de Arthur, a Rainha Rowena de Gilead, descobriu que tinha se tornado estéril. O nascimento do Rei Rubro criou então uma linhagem de homens-demônio híbridos leais às Trevas Externas e destinados a combater a linhagem humana do Eld que serve o Branco.

arthur eld

“Arthur Eld pelo fogo e espada” por Somaritan.

Anos depois, desesperadamente procurando um herdeiro homem para herdar seu reino, Arthur Eld tomou cerca de quarenta amantes. Devido à infertilidade causada pelo Grande Cataclisma, poucas dessas mulheres foram capazes de engravidar, e nenhuma das crianças concedidas era menino. Só quando o Eld tomou Emmanuelle Deschain (a filha do seu falecido conselheiro Sir Kay Deschain) como sua amante ele finalmente gerou um herdeiro homem. Esse herdeiro foi o primeiro na Linhagem do Eld, um título hereditário que mais tarde seria passado para Steven e Roland Deschain, descendentes humanos do Eld que servem ao Branco e juraram proteger a Torre Negra. Foram esses descendentes humanos que herdaram o título de “Senhor de Gilead”, assim como os revólveres lendários do Eld. Também passada para os descendentes do Eld é um poderoso artefato, a Trombeta do Eld, cujos rumores dizem possuir poderes sobrenaturais.

O reino de Arthur Eld como Alto Rei do Mundo Completo durou setenta anos. Por um tempo após a morte do Eld, o Reino do Mundo Completo permaneceu unificado, apesar de eventualmente ter se fragmentado em baronatos independentes nos séculos seguintes à sua partida. Hoje, os descendentes do Eld desesperadamente tentam manter sua memória e tradições vivas através da Afiliação, uma rede solta de baronatos independentes que nasceram de seu reino. O centro do poder do Eld se situava na antiga Terra do Eld, na porção noroeste da terra agora controlada pela Afiliação. Hoje, porém, a histórica Terra do Eld está em perigo de cair nas mãos de John Farson, líder de exércitos rebeldes tentando derrubar a Afiliação e colocar um fim ao domínio político dos descendentes do Eld.

alpistoleiros

PRINCIPAIS MEMBROS: Robert Allgood, Charles Champignon, Alaric Deschain (falecido), Roland Deschain (primeiro ano), Steven Deschain, Burtock Hattlen (falecido), Cristopher Johns, Jayson Ritter (falecido), muitos outros…

BASE DE OPERAÇÕES: Gilead, Capital do Baronato de Nova Canaã

AFILIAÇÕES: A Afiliação, o Branco

OBJETIVO: Representar o defender o Branco a qualquer custo

HISTÓRIA: Desde a morte de Arthur Eld, seus descendentes e os descendentes de seus cavaleiros seguiram com a orgulhosa tradição do Eld de representar e defender o Branco, a força Elemental que representa integridade, união e saúde. Sendo cada geração liderada por um novo membro da aristocrática família Deschain (amplamente aceitos como sendo os últimos descendentes humanos do antigo Rei do Mundo Completo), os Pistoleiros juraram proteger o Branco de sua força opositora, as Trevas Exteriores – o mal caótico que constantemente tenta extinguir o Branco. Os Pistoleiros de Nova Canaã são atualmente liderados por Steven Deschain, o Senhor de Gilead e um Pistoleiro da 29ª geração da Linhagem do Eld. Deschain é geralmente acompanhado em batalha pelos seus aliados Pistoleiros mais próximos, Robert Allgood e Cristopher Johns.

Hoje, os Pistoleiros estão baseados em Gilead (que também é a base de poder da Afiliação) e servem a uma variedade de funções através do Mundo Médio. Apesar de sua influência estar decaindo lentamente graças às guerras civis e rebeldes que aterrorizam todos leais à Afiliação, eles ainda são os cavaleiros, pacificadores e barões do Mundo Médio. Mas apesar dos protestos populistas de John Farson sobre a necessidade de derrubar os Pistoleiros aristocráticos e a Afiliação que os apóia, o título de “barão” na verdade tem pouco significado atualmente.

Mesmo apoiando fortemente a Afiliação, os Pistoleiros de Gilead acreditam que a sobrevivência desta é insignificante no plano maior dos acontecimentos, e a preservação da Afiliação é menos importante que a necessidade de proteger seus próprios códigos de cultura e honra de Pistoleiros. Este é um grave erro. Os Pistoleiros falham em perceber que a Afiliação representa o poder do Branco e que a queda da Afiliação pode levar a seu próprio fim.

Novas gerações de Pistoleiros são treinadas em Gilead no pátio quadrado e gramado atrás do Grande Salão. Eles são educados em tudo desde táticas militares, armas de fogo e hipnotismo, e em grupos mais recentes, inteligência específica sobre as táticas militares de John Farson, assim como os nomes e identidades secretas de seus chefes e tenentes. O guerreiro Cortland “Cort” Andrus ensina aos jovens em treinamento combate corpo-a-corpo, uso de armas, caça e rastreamento, técnicas de navegação e planejamento de batalha. Pistoleiros que provam seu valor derrotando Cort em uma batalha singular e tomam seu bastão de madeira completam o primeiro nível de treinamento e recebem os revólveres de níquel de um Pistoleiro de primeiro ano. Quando desafiam Cort, os aprendizes se declaram párias de suas famílias, e assim permanecerão caso falhem em derrotar seu professor, sendo exilados da sociedade. Aqueles que derrotam Cort eventualmente recebem os tradicionais revólveres de cabo de sândalo de Pistoleiros completos.

Aprendizes de Pistoleiros são também tutorados pelo manco Abel Vannay (também conhecido como “Vannay o Sábio”), que ensina aos jovens ciência e magia. Ele também os ensina a resolver problemas sem apelar imediatamente para violência. O ponto central nas lições de Cort e Vannay é o Caminho do Eld, também conhecido como o Caminho do Branco. O Caminho do Eld determina a conduta apropriada dos Pistoleiros. Ele descreve os rígidos treinamentos físicos e mentais que eles precisam se submeter para se tornarem Pistoleiros, assim como seu senso de honra e dever para com o Branco. O Caminho do Eld instrui os Pistoleiros a ajudar aqueles em desgraça, caso esteja dentro de suas possibilidades fazê-lo, e os proíbe de aceitar recompensas por suas ações.

O mais recente grupo de Pistoleiros em treinamento consiste de quatorze estudantes, incluindo Cuthbert Allgod, Jamie DeCurry, Roland Deschain, Alain Johns e Thomas Whitman. Desses quatorze, Roland Deschain foi o primeiro a derrotar Cort em batalha e receber suas armas de níquel.

“EU NÃO MIRO COM A MÃO;

AQUELE QUE MIRA COM A MÃO ESQUECEU A FACE DE SEU PAI.

EU MIRO COM O OLHO.

EU NÃO ATIRO COM A MÃO;

AQUELE QUE ATIRA COM A MÃO ESQUECEU A FACE DE SEU PAI.

EU ATIRO COM A MENTE.

EU NÃO MATO COM A ARMA;

Fonte: Projeto 19

Tradução e Adaptação: Daniel Bernini e Cris Deschain

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

3 Responses to “Personagens da Semana: Arthur Eld e Os Pistoleiros”

  1. Vitor disse:

    Parabéns Edilton por mais um artigo excepcional! Muito explicativo, muito bom!

  2. Muito bom, impecável!
    O livro A canção de susannah poderia ter mais história do mundo média, muito do que foi escrito aqui poderia ter entrado no livro…
    Que seus dias sejam longos sobre a terra!

  3. Emerson disse:

    Eu comecei ler os volumes A torre negra no dia 04/04/2016 quando voltei de férias, terminei de ler o sexto volume dia 29/05/2016 e o livro é muito bom. O escritor ele mistura livros dentro da torre negra, achei muito interessante isso ele conseguiu introduzir vários elementos dos livros que ele escreveu e de outros escritores também. Pensei que ele estivesse doidão quando escreveu os livros(no começo ele ficava doidão pois tem um profácio no sexto volume que fala isso, mas ele parou de ficar doidão e começou a viajar sem outras substâncias). Eu curti todos os livros que ele escreveu ele está de parabéns!!!

Deixe seu comentário