“A Torre Negra – O Filme”: Será que agora vai?

Longos dias e Belas noites Pistoleiros! Após anos de espera, (que incluíram a tentativa de realizar uma série para a tv e três longas-metragens, que nunca funcionou) parece que a série mais ambiciosa de livros de Stephen King poderá finalmente ver a luz do dia no universo cinematográfico. De acordo com o The Hollywood Reporter, A Torre Negra, que será co-financiado pela Sony Picturs e MRC, já tem até data definida de lançamento; 13 de Janeiro de 2017. O filma será a adaptação da primeira parte da série, O Pistoleiro. Akiva Goldsman, Ron Howard, Brian Grazer e Erica Huggins estão responsáveis pela produção do filme que, ao que tudo indica, será uma reformulação completa dos projetos anteriores, porém, ainda envolvendo a produção de uma série para a TV pela MRC.

A Torre Negra já possui um histórico de adaptações para outras mídias, como os vários quadrinhos da Marvel e até mesmo um jogo para a internet (saiba mais sobre ele aqui), mas até agora todas as tentativas de levar a obra para o cinema/tv se viram frustradas, em sua maioria devido à complexidade que é adaptar as mais de 5 mil páginas dos 7/8 romances que contam a história de Roland de Gilead e sua busca incessante pela Torre Negra. Mas parece que agora as notícias são promissoras. Segundo um comunicado oficial do novo presidente da Sony Pictures, Tom Rothman, eles estão muito empolgados com o projeto, em especial com o roteiro, que foi co-escrito por Jeff Pinkner e Goldsman.

Stephen King se pronunciou sobre (mais uma) possibilidade de adaptação de sua obra, e ao que tudo indica ele está animado:

“Eu estou empolgado porque A Torre Negra vai finalmente aparecer na tela grande. Aqueles que tem viajado com Roland e seus amigos em sua busca pela Torre Negra estão prestes a ter suas esperanças de longa data inteiramente realizadas. Esta é uma abordagem brilhante e criativa para meus livros.”

Bom, a minha opinião pessoal é que já ficamos muitas vezes empolgados com os projetos que envolvem a Torre, mas em todas as vezes fomos frustrados (acho que tem dedo do Rei Rubro nessa história rs), por isso minha empolgação está controlada. Ainda não foi divulgado nenhum detalhe, se a adaptação será apenas um filme (o que duvido muito), uma trilogia ou mais, se haverá realmente uma série (quantas temporadas terá? como a série será intercalada com o filme – se é que será?), e nem sequer foi divulgado um diretor. Até Janeiro de 2017 a Sony tem um ano e meio para escolher um diretor, atores, dar início à pré-produção, produção, filmagens, pós e etc… Sou capaz de apostar um par de revólveres com cabos de sândalo como eles não conseguirão fazer isso neste prazo, mas o KA é uma roda e só Gan sabe para que lado ela vai girar. Só nos resta permanecer na torcida para que o projeto vá para frente dessa vez e que nossos sonhos de ver a Torre Negra na tela grande não sejam novamente frustrados pelas forças obscuras do Primal.

Conheça mais sobre A Torre Negra em nossos arquivos e no nosso website especial dedicado à série, o Projeto 19.

Atualizado: Segundo a Variety, o dinamarquês Nikolaj Arcel será o diretor responsável pela adaptação. Entre os anos de 2001 e 2012 Arcel tem em seu currículo apenas cinco trabalhos como diretor. De 2001 até 2015 ele se envolveu, como roteirista, em 21 outros projetos, entre eles o elogiado “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, adaptação da série de livros Millennium.

Particularmente falando, não sei se a notícia me animou muito. A pouca experiência como diretor, aliada ao fato de não apresentar muitos trabalhos expressivos ou mesmo bem recebidos pela crítica, com exceção do primeiro filme da série Millennium, me preocupa um pouco. Entretanto, talvez a escolha de um diretor que não esteja necessariamente inserido no meio do cinema comercial de Hollywood seja um ponto positivo e agregue uma visão menos estereotipada ao filme. Se levarmos em consideração a pegada mais filosófica que o primeiro livro, “O Pistoleiro”, possui, talvez a escolha de Arcel seja interessante, em termos artísticos. Só nos resta esperar e torcer para que a adaptação não seja mais uma, entre as inúmeras péssimas adaptações das obras de Stephen King para o cinema.

Edilton Nunes

Edilton Nunes

Graduado em Letras pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), viciado em literatura de terror/suspense, amante incondicional de séries e Hq´s e fã de carteirinha do mestre Steve há pelo menos 20 anos.

More Posts - Website - Twitter

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

7 Responses to ““A Torre Negra – O Filme”: Será que agora vai?”

  1. Camila disse:

    Pelo jeito, dessa vez vai!
    Como toda adaptação de livros do King há sempre a possibilidade de ser muito bom ou muito ruim.
    Os produtores têm na mão um material fantástico, que se bem adaptado pode gerar uma série cinematográfica no nível do Sr dos Anéis.
    Vamos cruzar os dedos e esperar!

  2. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Estou torcendo para que seja muito boa. Tenho medo de fazerem besteira rs.

  3. Nana disse:

    Estava lendo que Idris Elba está sendo a cotação mais certa para viver o Roland.
    Gente, só eu acho que ele não tem absolutamente nada a ver com o Pistoleiro?????
    Já vão começar a estragar o filme na escolha dos atores!

  4. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Ele está sendo cotado mesmo Nana. Também concordo que não tem nada a ver com o personagem, mas é um baita ator. Abraço!

  5. Camila disse:

    É muito difícil agradar todos os fãs quando se trata de escalar um elenco. Cada leitor imagina o personagem de um jeito diferente.
    O Idris Elba é um ótimo ator e isso é o mais importante.

  6. Gabriel disse:

    É uma pena o Clint Eastwood não poder atuar, seria perfeito. hahahaha
    Mas também não vejo Idris Elba como Pistoleiro…

  7. Edilton Nunes Edilton Nunes disse:

    Seria perfeito mesmo. Vamos torcer para Elba ser um ótimo Pistoleiro! Abração e obrigado pela visita!

Deixe seu comentário