AS TERRAS DEVASTADAS

Ano da 1º publicação (Versão Americana): 1991
Ano da 1º publicação (Versão Brasileira): 2005


Resumo do livro 3- As terras devastadas (Atenção: Este resumo contém partes importantes do enredo - "Spoilers")

O terceiro volume da série começa com o Ka-tet já fora da grande praia ocidental, na floresta. Enquanto Susannah aprende a atirar com Roland, Eddie esta reaprendendo a talhar. Em um determinado momento, Eddie é atacado por Shardik (ou Mir, como era conhecido antigamente), um urso gigante, que na verdade é um dos poucos protetores que restaram, dos doze portais, de onde partem os feixes de luz. Graças a ajuda de Susannah, Shardik é derrotado. Os três então seguem a trilha de destruição deixada pelo urso, até encontrar um dos doze portais, que servirá de referencia para encontrar o caminho do feixe de luz, que os levará até a torre negra.


O três começam a seguir pelo caminho do feixe de luz, até chegar no mundo médio, um dos grandes reinos que dominava a terra nos tempos antigos. Enquanto isso, em Nova York, Jake Chambers (o garoto que Roland deixara cair no abismo em “o pistoleiro”, lembram?) encontra a rosa e a chave. A procura da sua sanidade (que as poucos esta sendo perdida, assim como a de Roland) Jake foge de casa, em busca da porta que o levará de volta ao mundo de Roland.
De volta ao mundo médio, o trio de pistoleiros encontra o circulo falante, o lugar por onde Jake provavelmente irá voltar, mas não se aproximam dele, até Eddie terminar de talhar a chave na qual vinha trabalhando já a alguns dias.
Com a ajuda de Eddie e Susannah, Roland consegue trazer Jake de volta pelo portal aberto dentro do circulo falante. O Ka-tet então segue caminho, chegando ao pequeno vilarejo de River Crossing, e lá são recepcionados por Si e Mercy, dois dos varios anciões da cidade. Após uma longa palestra e uma tarde farta de comida e bebida, o ka-tet (com seu mais novo integrante, Oi) segue caminho e acaba chegando a cidade devastada de Lud.


Lud é um mar de destruição. Uma cidade governada por duas facções inimigas, os Pubs e os Grays. Antes mesmo de entrar na cidade, enquanto atravessavam a velha ponte que dava acesso até ela, Jake é seqüestrado por Gasher, um homem consumido por uma terrível doença, que por sua vez, trabalha para o homem conhecido como “o homem do tique taque”. O grupo então se divide, e enquanto Roland vai em busca de Jake, Eddie e Susannah chegam até o “berço”, local onde se encontrava o monotrilho Blaine, a passagem de saída deles de Lud.


Com a ajuda de Oi, Roland consegue perseguir e salvar Jake das mãos do homem do tique taque, eles então partem para se encontrar com Susannah e Eddie. Lá chegando eles são obrigados a enfrentar uma charada para ter acesso ao monotrilho. Blaine é um trem com inteligência artificial extremamente avançada que pretende se suicidar. Mas também é viciado em adivinhações. Roland propõe o acordo de que se eles conseguirem vencer Blaine em um jogo de adivinhações, Blaine teria que leva-los até o destino deles. Se não conseguissem, Blaine poderia se suicidar levando todos com ele. E assim termina o terceiro volume da torre negra.